Minas no Foco

Feitio da pamonha: uma tradição que se tornou patrimônio cultural de Patos de Minas

Material produzido pela Dimep destaca a importância da atividade para a cultura do município

O folder elaborado convida a população a (re)conhecer essa relevante manifestação e anuncia também a entrada no que é conhecido como o “primeiro tempo” do feitio da pamonha, período que compreende os meses de dezembro a março, marcado pela “época das chuvas” e da colheita tradicional do milho nas roças.

Com o objetivo de dar visibilidade ao feitio da pamonha, prática tradicional em Patos de Minas e que se tornou patrimônio cultural do município, a Diretoria de Memória e Patrimônio Cultural (Dimep) produziu material de divulgação para ser disponibilizado nas redes sociais.

Por fazer parte da tradição local, o feitio dessa iguaria tornou-se patrimônio cultural de Patos de Minas após parecer favorável e aprovação do Dossiê de Registro do Feitio da Pamonha emitidos pelo Conselho Deliberativo Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural (Condepahc).

A atividade também foi reconhecida como patrimônio cultural do município na esfera estadual em junho deste ano, por meio de aprovação do dossiê pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha/MG). Essa medida aumentou a pontuação de Patos de Minas e, consequentemente, a receita financeira repassada pelo Governo mineiro, via Lei Robin Hood – ICMS Patrimônio Cultural.

Para o diretor da Dimep, Geenes Alves, a aprovação do Iepha/MG incentiva a preservação do patrimônio cultural. “A ampliação do repasse é relevante e traz responsabilidade ainda maior para a Secretaria de Cultura, que, por meio da Dimep, tem que acompanhar e documentar a rica tradição ao longo do tempo”, informou. A produção do folder, nesse contexto, é uma forma de dar destaque a uma atividade cuja história funde-se à própria história do município.

O diretor da Dimep ainda destaca o desejo de “que a tradição milenar dos nossos nativos, reelaborada com mãos pretas e brancas, possa fazer perpetuar o espírito de comunhão, sociabilidade e confraternização que há na reunião de pessoas para o feitio da pamonha”, acrescentando: “E que neste momento especial do cotidiano de milhares de famílias patenses, sejam observadas as medidas de prevenção à Covid-19, para que a vida continue com segurança.”

Compartilhe esta notícia:

Related Posts