Mártires da igreja católica terão celebração na paróquia São José, no Urciano Lemos
De 11 a 16 de outubro será comemorada a festa dos santos Expedito e Edwiges na igreja São José, no bairro Urciano Lemos. Durante esses dias a partir das 19h terá terço e em seguida Santa Missa, celebrada pelo pároco Geovane Geraldo da Silva.
Na parte social da festividade, bingo de um celular por dia, e dezenas de outros prêmios como uma bicicleta, além de leilões e barraquinhas com caldos de feijão e frango, canjica, batata palito, pastel, cachorro quente, churrasco, acompanhados daquela bebida bem gelada.
No domingo, 13 de outubro, um delicioso almoço será servido a partir das 12h na área externa da igreja que fica na avenida José Alberto Fontes, 100. E ainda uma atraente rifa com cinco prêmios: bicicleta, DVD, fogão, jogo de panelas e um violão. Os ingressos tanto do almoço (R$ 8) quando da rifa (R$ 5) podem ser adquiridos com os festeiros.
Os santos festejados
Santa dos pobres e endividados, Santa Edwiges nasceu na Alemanha em 1174 e casou bem jovem com o príncipe da Silésia, Henrique I, com quem teve seis filhos. Contam os historiadores que Santa Edwiges guardava para si parte mínima de suas rendas, e todo o resto aplicava para socorrer dos pobres, a quem ajudava com as próprias mãos. Logo que ficou viúva foi morar em um convento onde iniciou rumo a santificação de si e dos outros. Santa Edwiges faleceu consumida pela penitência em um 15 de outubro, com 69 anos.
Santo Expedito é santo das causas urgentes. Martirizado na Armênia onde foi comandante-chefe da XII Legião Romana, no fim do século 3. Mas um dia, tocado pela graça de Deus, resolveu mudar de vida. Foi então que lhe apareceu o espírito do mal em forma de corvo. E o corvo lhe gritava ‘cras…! cras…! cras…!’, palavra em latim que quer dizer ‘amanhã’. Deixa sua decisão para amanhã! Não tenhas pressa! Espere por tua conversão!
Mas Santo Expedito, pisoteando o corvo grita HODIE (significado de hoje), nada de adiamento. É agora. Converteu-se e toda a tropa. Pelo legado imediato, de não converter depois, Santo Expedito é invocado nos casos que exigem solução imediata, e nos assuntos em que alguma demora em sua solução poderia causar prejuízo.
C/ Ascom