Minas no Foco

Festival “Lisboa 5L” celebra o Dia Mundial da Língua Portuguesa nessa terça-feira

Afonso Borges, criador do Fliaraxá vai mediar uma das mesas do evento on line

Nesta terça-feira, 5 de maio, Dia Mundial da Língua Portuguesa, data ratificada em 2019 pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), será realizado o primeiro Festival Internacional de Literatura e Língua Portuguesa em Lisboa, o Lisboa 5L.

Uma iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa para promover a língua, a literatura, os livros, as livrarias e a leitura. A ideia do diretor artístico e curador, o português José Pinho, era realizar um evento presencial, mas devido a pandemia do Convid-19, a primeira versão será on line e contará com autores e personalidades ligadas ao universo literário, em língua portuguesa.

Do Brasil, participa Afonso Borges, criador do Fliaraxá, mediando a mesa “Literatura de Reconstrução”, no dia 5/5, às 13h30, com os autores Dulce Maria Cardoso e Isabela Figueiredo, de Portugal, Luís Cardoso de Noronha, do Timor-Leste, Mbate Pedro, de Moçambique, e Ondjaki, de Angola. O tema da mesa surgiu a partir da fase de isolamento e falará sobre o papel da literatura e da edição em tempos de pós-calamidade, pós-Coronavírus. O público poderá acessar todas as informações e assistir ao vivo, a partir das 11h30, pelo site do evento: https://lisboa5l.pt .

“Essa participação no Festival Lisboa 5L consolida esse intercâmbio entre o Fliaraxá e os autores em língua portuguesa. José Pinho, curador do evento, Odjakak e José Eduardo Agualusa são algumas das presenças que já estiveram conosco em Araxá, em nosso Festival”.

Na programação também estão previstos dois debates e exibição de dois curtametragens – “A Língua Portuguesa a Gostar Dela Própria”, de Tiago Pereira, com as variações dialéticas que estão disponíveis no Centro de Linguística da Universidade de Lisboa ou nos arquivos do diretor; e o filme “Vozes de Português”, que mostra as variedades da língua portuguesa e que traz um mesmo texto lido por pessoas de diferentes países ou regiões de Portugal. As duas mesas de debates são: “Viagens da Língua Portuguesa”, com mediação de Isabel Lucas – Portugal, e a participação do escritores Ana Margarida de Carvalho – Portugal -, do brasileiro Antonio Prata, de Flaviano Mindela dos Santos – Guní-Bissau -, de Germano Almeida – Cabo Verde -, de José Eduardo Agualusa – Angola e Olinda Beja – São Tomé e Príncipe.

Juntos, eles falam sobre a importância deste reconhecimento, conferido à língua portuguesa por parte da Unesco, trazendo o argumento de ser o português a língua oficial de 260 milhões de pessoas e a mais falada no hemisfério Sul.

Serviço

Festival “Lisboa 5L”

5/5, terça-feira, a partir das 11h30, horário de Brasília.

Mesa de Afonso Borges, às 13h30, com transmissão também pelas redes sociais do Fliaraxá.

E pelo site: https://lisboa5l.pt

Compartilhe esta notícia:

Related Posts