Minas no Foco

FestNatal Araxá aposta na diversidade e abre espaço para variados ritmos em espetáculos de dança

Teatro Municipal é palco representativo desta variedade

Foram apenas alguns dias, dos 23 de atividades culturais, mas já está bem claro para a população de Araxá e turistas que o FestNatal Araxá tem espaço para todas as expressões artísticas. “Vim praticamente todos os dias e sempre é alguma coisa bem diferente. Estou gostando de tudo”, conta o pedreiro Miguel Henriques.

O Teatro Municipal é palco representativo desta variedade. Desde o início das apresentações já passaram por lá estilo livre, ballet clássico, jazz, hip hop, dança de salão. Nesta quinta-feira (5) as danças urbanas dominaram os espetáculos da Escola de Dança Squad Brooklin e da Companhia de Dança Pulse Crew.

“A dança de rua começou em meados da Segunda Guerra Mundial quando vários bailarinos de casas noturnas, ballet saíram às ruas em protestos, criando assim a dança de rua. Em Araxá esta cultura é muito forte trazendo Afrika Bambaataa, o pessoal dos anos 80 para apresentar ao pessoal mais novo o que realmente é a essência da dança urbana que todos nós trazemos”, diz Luan Nunes coreógrafo do Squad Brooklin.

A escola de dança se apresenta no FestNatal Araxá desde 2011. “A gente tem um carinho especial com o festival que abre espaço pra gente apresentar nosso trabalho. Estamos trazendo hoje um trabalho novo que tem muito do hip hop contemporâneo”, explica Luan.

O coreografo Erick Bruno Araújo ressalta o quanto faz a diferença para a dança a possibilidade de apresentar o trabalho desenvolvido ao longo do ano para um público tão diversificado. “É uma estrutura muito boa. Naverdade é revigorante apresentar meu grupo para outras pessoas que também curtem a dança. Estamos quebrando barreiras entre o hip hop e os outros estilos de dança. Acho muito importante esse espaço porque não é todo o evento que abre pra gente participar. Estamos muito felizes mesmo”, comemora.

A bailarina Maria Clara diz que a chancela do FestNatal ajuda a criar mais respeito para o estilo. “Muita gente acha que nosso estilo não tem o mesmo efeito que o ballet, que o jazz, que as danças clássicas. Aqui eu me expresso da forma que eu quero”, ressalta

O resultado da diversidade é a qualificação. A coreógrafa Tamara Alexandra diz que não tem dúvidas de que o nível das apresentações é melhor a cada ano. “Do começo do festival pra cá dá pra perceber nitidamente. É outro nível. São mais pessoas, os grupos priorizando o festival, tá muito legal. O movimento que a gente tá fazendo hoje vai incentivar muita gente daqui pra frente”, diz.

Troca de experiências

Ao final das apresentações, o coreógrafo Juliano Raça realizou um workshop com todos os dançarinos e parte da plateia. Na oportunidade, falou sobre as tendências de passos e coreografias para o próximo ano. Pediu ainda a união dos grupos para fortalecer o movimento da dança de rua na cidade.

O encerramento foi com uma grande roda entre os grupos, em que os dançarinos mostraram livremente seus passos.

Tudo gratuito

Todas as atividades do FestNatal Araxá são gratuitas e abertas ao público. O evento é uma promoção da Fundação Cultural ACIA, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura, do Ministério da Cidadania e Governo Federal, com o patrocínio máster CBMM, patrocínio de Zema, Bem Brasil, Mart Minas, Rio Branco Combustíveis, Codemig e Governo de Minas; com apoio da Prefeitura Municipal de Araxá, ACIA e TV Integração.

Serviço:
FestNatal 2019

Data: de 1º a 23/12

Local: Teatro Municipal + Praça Governador Valadares + Expominas + atividades itinerantes

Compartilhe esta notícia:

Related Posts