Minas no Foco

Força tarefa de combate ao crime reúne quatro estados no Triângulo Mineiro

Encontro da operação Divisas Seguras reforçou a necessidade de intensificar ações de prevenção à criminalidade

Força tarefa de combate ao crime reúne quatro estados no Triângulo MineiroAconteceu ontem (26), em Uberaba, no Triângulo Mineiro, um encontro da operação Divisas Seguras reuniu a cúpula do sistema de Defesa Social de Minas Gerais e representantes das forças de segurança pública de Goiás, Espírito Santo e São Paulo. Na oportunidade, também oficializada a integração ao grupo do Estado do Mato Grosso.

Durante o evento, foi apresentado o balanço das oito operações já realizadas pela “Divisas Seguras”. Os estados presentes também foram convidados pela Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) a intensificar as ações em seus territórios, aumentando tanto o número de abordagens quanto a área em que elas acontecem.

“As operações continuarão a acontecer todos os meses e estão sendo cada vez mais fortalecidas com a adesão de novos estados e com a ampliação naqueles já participantes, com foi o caso de São Paulo, por exemplo”, ressaltou a secretária Adjunta de Defesa Social, Cássia Gontijo, no encontro.

Autoridades da Bahia e do Espírito Santo declararam, em reunião ocorrida em Belo Horizonte, no último mês, que também serão parceiras na realização das ações nessas localidades. São Paulo e Goiás já integram o grupo “Divisas Seguras” formalmente desde o primeiro semestre de 2013.

Balanço

A Operação Divisas Seguras tem o objetivo de fazer um cerco à entrada de armas, drogas, veículos roubados e outros materiais ilícitos e irregulares em Minas. Desde quando as fiscalizações começaram, em março deste ano, já foram apreendidos 300 quilos de explosivos, mais de uma tonelada de maconha, 169 pedras de crack, 20 armas de fogo, 234 munições, 1.071 pares de calçados, oito mil telhas, 860 estacas de eucalipto, uma tonelada de queijo, 289 produtos eletrônicos diversos e mais de duas mil mídias de CD e DVD, avaliadas em R$ 60 mil, entre outros materiais. Aproximadamente, 80 mil pessoas e 50 mil veículos foram abordados. Mais de 300 prisões ocorreram.

Com o foco na prevenção à criminalidade, a ação é realizada de forma integrada entre a Seds, as Polícias Militar e Civil de Minas Gerais, o Corpo de Bombeiros Militar, a Receita Estadual, a Receita Federal, o Ministério Público, a Polícia Rodoviária Federal e os estados de São Paulo e Goiás.

Inteligência

Do grupo que coordena as operações “Divisas Seguras” foi criada uma equipe de inteligência, no último mês. Integrando forças e conhecimento na área da segurança pública, seu objetivo é identificar alvos e rotas de crime, traçando estratégias de repressão qualificada. A prioridade é combater o furto e o roubo de cargas e veículos, o tráfico de drogas e armas e os ataques a caixas eletrônicos nos estados participantes.

A primeira operação realizada pela equipe de inteligência do grupo “Divisas Seguras” aconteceu na última quinta-feira (21) em Minas, Goiás e São Paulo, tendo como foco a repressão ao furto e roubo de veículos. O balanço da ação nos três estados fechou com 85 estabelecimentos fiscalizados, sete pessoas presas e sete automóveis apreendidos.

C/ Ascom

Compartilhe esta notícia:

Related Posts