Minas no Foco

Fórum Comunitário debate a reabertura da Delegacia Rural em Araxá

Encontro foi solicitado pelos Vereadores da Comissão de Finanças, Justiça, Legislação e Redação Final

A viabilidade de reabertura da Delegacia Rural em Araxá foi o tema debatido no Fórum Comunitário realizado nessa quarta-feira (22) na Câmara Municipal de Araxá. O debate foi solicitado pelos vereadores que fazem parte da Comissão de Finanças, Justiça, Legislação e Redação Final: Vereador César Romero da Silva (Garrado- PR), Vereador Luiz Carlos Bittencourt (PODE) e Vereador Robson Magela (PRB).

Para falar sobre o tema, estiveram presentes o Secretário Municipal de Segurança Urbana e Cidadania, Dr. Hélvio Bertoni, o Delegado Regional de Polícia Civil, Dr. Vitor Hugo Heisler, o Comandante do 37º Batalhão de Polícia Militar- Tenente Coronel Fernando Marcos dos Reis e o Capitão Reginaldo, Vereador da cidade de Tapira – Zé de Lico, representante da Associação dos Ruralistas do Alto Paranaíba- ARAP, representante do Deputado Bosco, Edsoney Max, representantes dos Sindicatos dos Produtores Rurais, representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Araxá e Região, representantes de Associações Rurais, produtores rurais e imprensa.

Os Vereadores solicitantes do Fórum abriram o Encontro explicando a importância de se debater o assunto. Luiz Carlos destacou que o Evento é mais uma Reunião de trabalho para esclarecer o que de fato é preciso para viabilizar a instalação da Delegacia. Segundo o Parlamentar, os vereadores irão tentar conseguir a viatura junto à iniciativa privada, o Executivo se comprometeu a viabilizar um imóvel e o Deputado Estadual Bosco está trabalhando para conseguir os investigadores.

O Vereador Robson Magela parabenizou as Polícias Militar e Civil pelo trabalho destacando os resultados da operação Rei do Gado, que desarticulou organização criminosa que agia em roubos e furtos a fazendas. Robson lembrou que a criminalidade no campo, que estava crescendo nos últimos tempos, voltou a cair com o trabalho das Polícias.

O Secretário de Segurança Urbana e Cidadania, Dr. Hélvio Bertoni, foi o primeiro a se pronunciar. Ele declarou que o Executivo está disposto a auxiliar no que for preciso para viabilizar a reabertura da Delegacia.

O Delegado Regional de Polícia Civil, Dr. Vitor Hugo, esclareceu as diferenças entre o trabalho da Polícia Civil e da Polícia Militar: “A Delegacia Rural vai trabalhar na investigação dos crimes e a Polícia Militar trabalha de forma preventiva para que eles não ocorram. As duas Polícias precisam somar forças para potencializar o trabalho preventivo e apurar os crimes”.

O Tenente Coronel Fernando Marcos dos Reis afirmou que atualmente a Polícia dispõe de efetivo, mas está carente de recursos logísticos. Já o Capitão Reginaldo citou a importância da tecnologia, para troca de informações entre as propriedades rurais e a Polícia para prevenção de crimes. O representante do Deputado Estadual Bosco, Edsoney Max, declarou que o Parlamentar está trabalhando para conseguir o aumento de Efetivo da Polícia Civil, ponto fundamental para reabertura da Delegacia Rural.

A elaboração de uma cartilha com medidas preventivas de segurança e o uso da tecnologia para coibir o crime foram algumas das sugestões do Sr. Caio Cortes, Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Araxá.

Finalizando o encontro, os Parlamentares presentes comentaram o assunto e os vereadores solicitantes destacaram a importância de unir forças para reabrir a Delegacia. Eles apresentaram as atribuições de cada um dos envolvidos para que seja viabilizada a reabertura.

O Presidente do Legislativo, Vereador Fabiano Santos Cunha (PRB), sugeriu a confecção de um documento, assinado por todos os envolvidos, para dar mais força à solicitação.

Ascom Câmara Municipal de Araxá

Compartilhe esta notícia:

Related Posts