Reunião na Casa Legislativa foi presidida pelo Vereador Fabiano
Na tarde de segunda feira (30), na Câmara Municipal de Araxá, vereadores e comunidade debateram um importante tema na atualidade: as políticas públicas para os idosos. O Fórum Comunitário foi marcado através de um requerimento do vereador Alexandre Carneiro de Paula e presidido pelo vice-presidente da Mesa Diretora, Vereador Fabiano Santos Cunha.
Além dos vereadores, o Fórum contou com a presença de internos do Recanto do Idoso São Vicente de Paulo, representantes de entidades que cuidam dos idosos na cidade, a procuradora geral do municipal, Cidinha Rios, membros da Saúde do Idoso da rede municipal, a secretária de saúde e vice-prefeita de Araxá, Lídia Jordão, Conselho do Idoso, a promotora Mara Lúcia Silva Dourado, curadora dos direitos dos idosos na cidade, comunidade em geral e alunos e professores do Colégio São Domingos, que participam do premiado projeto Geração Entreolhares com a Arte.
Após abrir a reunião e dar boas vindas aos presentes, Fabiano ressaltou a importância para a Câmara em receber os segmentos da sociedade para discutir de forma aberta esse tipo de assunto. Ele reforçou que esse é o objetivo de um Fórum Comunitário e ainda disse que a presença da juventude abrilhanta ainda mais um momento como esse.
O autor do pedido do Fórum, Vereador Alexandre, também agradeceu as presenças na Casa Legislativa e disse que é preciso abrir a discussão com quem trabalha diretamente com o público idoso para que o que for definido de políticas públicas do setor, tenha efetivamente uma aplicabilidade e resolutividade, não se tornando mais um conjunto de políticas que não são cumpridas.
A promotora dos direitos dos idosos, Mara Lúcia Dourado, em sua fala, apresentou pontos que precisam ser revistos e fazer parte de um conjunto de ideias que beneficiem a pessoa idosa em Araxá, que a cada dia é maior, como acontece em todo Brasil.
Lídia Jordão destacou que o Poder Público tem um maior cuidado referente às demandas alocadas aos idosos. Reafirmou ainda que a PMA estabeleceu o diálogo com o Ministério Público para definir as diretrizes necessárias que atendam ao público idoso. Lídia Jordão colocou toda a equipe de trabalho da área da Saúde à disposição para mais esclarecimentos sobre os trabalhos desenvolvidos.
A coordenadora do projeto Geração Entreolhares com Arte, Wanilza Vieira, fez uma apresentação dos quatro anos de atuação eles no Recanto do Idoso e ainda levantou questionamentos a respeito do que pode e o que precisa ser feito no âmbito das políticas públicas para garantir os direitos primordiais e que estão estabelecidos por lei.
Com Fanpage Vereador Fabiano Santos Cunha