Reunião contou com a presença de vários Funcionários Públicos, Secretários, Vereadores e Imprensa
Foi realizado na tarde dessa quarta-feira (24), no Plenário Guilherme Gotelip Neto, da Câmara Municipal de Araxá, Fórum Comunitário que debateu a recomposição salarial dos servidores municipais e o reajuste no valor do vale-alimentação. O encontro foi conduzido pelo Presidente Fabiano Santos Cunha (PRB).
Estiveram na reunião, além dos vereadores, representantes do Departamento Jurídico da Prefeitura de Araxá, da Secretaria de Fazenda, Planejamento e Gestão, do Sindicato dos Servidores da Prefeitura, Câmara e Autarquias do Planalto de Araxá (Sinplalto), Associação dos Servidores Públicos de Araxá (Aserpa), servidores, comunidade e imprensa.
O Vereador Raphael Rios (SD), solicitante do Fórum, afirmou que foi procurado por diversas classes de servidores, principalmente da educação. Ele salientou a importância da reunião como forma de debate e de se ouvir estes servidores e a Prefeitura Municipal de Araxá. Os Vereadores Carlos Roberto Rosa (SD), Robson Magela (PRB), José Valdez da Silva (Ceará – PMB) e José dos Reis de Paula (Zezinho – PT) foram signatários do evento.
O Analista Legislativo, Alcameno Alves e Silva, representando o Vereador Roberto, fez uma explanação sobre o que diz a constituição e as regras para reajustes e recomposição de salários dos trabalhadores. Josiane Cristina, advogada do Sinplalto, apresentou planilha com a defasagem salarial dos servidores municipais e afirmou que o sindicato está disposto a ouvir as reclamações da classe.
Os Servidores participaram do encontro com perguntas e comentários. Eles cobraram o Plano de Carreira da categoria e lembraram que os salários oferecidos nos concursos se tornaram defasados ao longo dos anos por causa da inflação.
O Servidor da Educação, João Cássio das Neves, lembrou que, assim como os impostos tem data para serem pagos, a recomposição salarial, seja ela qual for, deveria ser oferecida na data estipulada. A Servidora da Secretaria de Saúde, Fernanda de Paiva Borges, cobrou maior proximidade do Sindicato, ela questionou a alta cobrança de produtividade sem reconhecimento e os baixos salários oferecidos.
A Procuradora Geral do Município, Cidinha Rios, esclareceu que o orçamento mensal do município é de 20 milhões e que a folha salarial mensal representa 10.5 milhões de reais. Cidinha lembrou as diversas responsabilidades da Prefeitura, que vão além dos servidores e que o Executivo precisa ter cautela com os gastos.
O Assessor Jurídico da Prefeitura, Jonathan Renault, esclareceu que cargos comissionados são necessários em razão do crescimento da cidade, para a direção de servidores contratados por concurso e novos equipamentos inaugurados.
Ao fim do encontro, o Vereador Raphael Rios lamentou que o Projeto de reajuste ainda não tenha sido encaminho ao Legislativo no mês devido. Ele afirmou que a recomposição salarial e aumento do vale – alimentação é um direito do servidor que foi conquistado através de muita luta. O Parlamentar disse compreender a cautela do Executivo, mas cobrou a concessão de algum reajuste aos responsáveis pelo funcionamento da máquina pública.
Ascom Câmara Municipal de Araxá