Fórum Regional do Triângulo Sul busca levantar as demandas para ações do estado
O Grande Hotel de Araxá, no Alto Paranaíba, está recebendo nessa terça feira (29), autoridades políticas e entidades de classes, representando as cidades que compõe a região do Triângulo Sul, uma das 17 localidades em desenvolvimento em Minas Gerais, dividas pelo Governo do Estado. O Fórum Regional do Governo – Território Triângulo Sul vai ocorrer durante todo o dia.
O objetivo é apontar os problemas e as necessidades da região por meio do Diagnóstico Territorial. A população, juntamente com movimentos sociais, igrejas, sindicatos e empresários vão decidir o que é importante para sua própria região. A primeira etapa foi iniciada em todo estado no mês de junho.
O que for definido como prioridade será encaminhado aos técnicos da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) para ser incluído nos planos de ação do Governo de Minas Gerais.
Para facilitar a identificação das demandas, será preenchido o Formulário de Diagnóstico Territorial, que está dividido em cinco tópicos: Desenvolvimento Produtivo Científico e Tecnológico; Infraestrutura e Logística; Saúde e Proteção Social; Segurança Pública; e Educação e Cultura.
A próxima fase do programa Fóruns Regionais de Governo é finalizar os diagnósticos territoriais que vão ajudar a construir os dois planos essenciais para o futuro de Minas Gerais: o Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) – planejamento de médio prazo da atuação do Governo, onde são definidas ações para os próximos quatro anos – e o Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI), que consolida grandes escolhas que orientarão a construção das atuações a longo prazo.
A partir de 2016, os Fóruns se tornam um canal de diálogo constante com a sociedade civil. As secretarias de Estado de Governo (Segov), Planejamento e Gestão (Seplag) e Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (Sedpac) fazem a coordenação do projeto.