O Dia de Doar é comemorado anualmente na última terça-feira do mês de novembro
O gabinete parlamentar do Vereador Emílio de Paula Castilho e a Central das Ongs irá promover no próximo dia 27 de novembro várias ações relativas ao Dia de Doar em Araxá. A ideia é realizar blitz educativas e palestras em escolas da rede municipal de educação com o objetivo de disseminar a cultura da doação.
O Dia de Doar é comemorado anualmente na última terça-feira do mês de novembro em várias partes do mundo. No Brasil a data é organizada pela Associação Brasileira de Captadores de Recursos e as agências Umbigo do Mundo Comunicação Estratégica e Benjamim. Pela primeira vez a data será lembrada em Araxá, após aprovação de Projeto de Lei do vereador Emílio Castilho, que instituiu o Dia de Doar em Araxá.
Emílio explica que o Dia de Doar é um grande movimento mundial que incentiva a solidariedade e a promoção da cultura de doação. “Trata-se de um movimento, uma mobilização nacional que promove um país mais generoso e solidário, em especial para com as organizações da sociedade civil”, destacou.
O Dia de Doar contou com 1 mil parceiros em 2017, entre ONGs, empresas e indivíduos. A campanha é parte de um movimento que surgiu em 2012 nos EUA, com o nome Giving Tuesday, em contraponto ao consumo excessivo do Black Friday. No Brasil, a primeira edição da campanha foi realizada em 2013, e desde 2014 o país faz parte oficialmente da edição global do Giving Tuesday.
Emílio finaliza lembrando que todo dia é dia de doar, mas uma vez por ano é dia de celebrar a doação. “Quem tem coração doa, quem doa transforma. Esse é o Dia de Doar”, arrematou.