Codemig e Setur abrem licitação para gestão do novo espaço cultural, que promoverá a culinária mineira como diferencial turístico e setor indutor do desenvolvimento
O Governo do Estado de Minas Gerais abriu edital para arrendamento de imóvel, implantação, gestão e operação da Casa da Gastronomia Mineira. Interessados têm até 12 de janeiro de 2017 para apresentarem suas propostas.
O projeto, desenvolvido em conjunto pela Codemig e pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur), busca estabelecer um espaço que promova a cultura gastronômica e a culinária mineira em toda a sua diversidade.
“A Casa da Gastronomia vai capitalizar o potencial do setor como indutor de desenvolvimento econômico e de diferencial turístico para o estado. Serão desenvolvidas atividades que valorizam toda a cadeia produtiva da gastronomia e também relacionadas à preservação de tradições culturais”, explica o presidente da Codemig, Marco Antônio Castello Branco.
Ele aponta que o equipamento terá enfoque nos segmentos de café, queijo, aguardente de cana, doces e bebidas artesanais. O novo espaço receberá atividades de promoção, divulgação e capacitação em gastronomia e culinária mineira, além de eventos, oficinas, cursos, exposições e demonstrações. Também será palco para apresentação de chefs e produtos e para debates, relacionamento e interação entre os profissionais da cadeia produtiva e consumidores, por exemplo.
O local contará ainda com um espaço expositivo da gastronomia mineira, servindo como ponto de divulgação e difusão da culinária de diversas regiões de Minas Gerais. O projeto vencedor envolverá, em caráter permanente, a Coordenadoria de Gastronomia da Secretaria de Estado de Turismo e será desenvolvido em consonância com iniciativa privada.
A Casa da Gastronomia será instalada na antiga Casa de Correção, no Barro Preto, região Centro-Sul de Belo Horizonte. O imóvel, que integra o Centro de Cultura Presidente Itamar Franco, foi completamente restaurado pela Codemig. O complexo também abriga a sede da Orquestra Filarmônica, a Sala de Concertos Minas Gerais e, em breve, as sedes da Rádio Inconfidência e da Rede Minas de Televisão.
O edital
A licitação será na modalidade “Concorrência” (melhor técnica). Poderão participar pessoas físicas e jurídicas consorciadas ou não, com ou sem fins lucrativos, desde que tenham em seus objetos sociais característica cultural e atuação na área de gastronomia.
Os interessados devem apresentar, conforme diretrizes do edital, proposta técnica (contendo plano de comunicação e marketing, plano de concepção de programação e curadoria e plano de negócios) e proposta comercial.
O edital está disponível para download no site www.codemig.com.br, na aba Licitações, ou clicando aqui. A licitação está agendada para 12 de janeiro de 2017, às 14h. Os pedidos de esclarecimento poderão ser enviados por e-mail para o endereço cpel@codemig.com.br
Minas de Todas as Artes
O fomento da Codemig à gastronomia integra o Minas de Todas as Artes – Programa Codemig de Incentivo à Indústria Criativa, lançado em agosto de 2015. A iniciativa inédita e estratégica busca fomentar o desenvolvimento de novos negócios que gerem empregos, renda e riquezas para o estado.
Até o fim de 2018 serão investidos mais de R$ 20 milhões em editais de fomento e fortalecimento, com iniciativas de valorização de setores como gastronomia, audiovisual, design, moda, música e novas mídias.
A Indústria Criativa constitui a cadeia produtiva composta pelos ciclos de criação, produção e distribuição de bens e serviços que usam criatividade e capital intelectual como insumos primários. Estima-se que haja mais de 250 mil empresas no Brasil na área da Indústria Criativa.
Acompanhe as iniciativas do programa Minas de Todas as Artes no Facebook (www.facebook.com.br/minasdetodasasartes), no Instagram (@minasdetodasasartes) e no site www.codemig.com.br.