Evento terá participação do Grupo Fratelo e Companhia Valentina, de Araxá
Ao longo de 2015, o Grupo Galpão apresentou em Araxá, no Alto Paranaíba, uma programação intensa com espetáculos gratuitos e cursos de consultoria artística e gestão para grupos de teatro locais.
Agora, o grupo e o Galpão Cine Horto retornam a cidade com o Circuito da Cena, nos dias 31 de outubro e 01º de novembro. Durante o fim de semana, sempre às 20h, serão apresentadas as quatro cenas mais votadas do Festival Cenas Curtas, vindas de BH e São Paulo, e duas cenas convidadas de Araxá, com direção de atores do grupo Galpão.
As apresentações serão no Teatro Municipal de Araxá e são gratuitas e a classificação é livre. O Circuito da Cena é patrocinado pela Petrobrás, CBMM e Cemig. Tem como parceiro o Sistema Sesi Fiemg. Produção Local: Uirapuru Produções. Apoio: Prefeitura Municipal de Araxá e Secretaria Municipal Especial de Turismo e Eventos.
Programação
- 31/10 (sábado) – Feito de Som e Fúria |MG
Direção: Rodrigo Pinheiro Peres | Artistas: Ledinir Marques do nascimento, Silas de Souza Marçal, Lucas Santos da Silva, Rodrigo Pinheiro Peres e Mateus Nascimento Cerejo Zico | Produção: Mateus Nascimento Cerejo Zico.
Feito de Som e Fúria é um eterno embate na vida dos bboys levam Som mesmo quando não existe música e têm fúria mesmo quando não estão brigando, nossa dança é de fúria e nosso som é a paixão.
- Agreste l MG
Criação de Luz: Chico Pelúcio | Direção: Julio Maciel – Josceleno Donizeti |Figurino: Pedro Lima e Jeicinely Maike | Cenário: Josceleno Donizeti e Carlos Eduardo | Trilha Sonora: Tiago Lucas | Atuação: Nívea Bastos, Breno Souza, Caio Ranieri, Josceleno Donizeti, Carlos Eduardo, Jeicinely Gomes, Deivid Denis, Pedro Lima, Mirele Cristina e Gustavo Luan.
No sertão, um homem e uma mulher se apaixonam.Uma cerca os separa.Pressentem que vivem um amor proibido, mas a paixão avança sobre a timidez e eles rompem a cerca e fogem.Durante vinte anos como casal, vivem um amor recatado e brejeiro.Até que uma tragédia revela um segredo inimaginável.
- Valentin vs Valentin| SP
Criação e atuação: Naiara Bastos
Valentin enfrenta outro dia banal. Hoje, porém, ao ler uma má notícia no jonal, suspeita que alguém está rondando sua casa. O que era mais um dia corriqueiro torna-se uma sequência de ações absurdas.
- 01/11 (domingo) – Gilles – O Barba Azul l MG
Atuação e Assistente de Direção: Leo Ortiz l Atuação e Produção: Luciana Antunes l Atuação e Assistente de Produção: Bruna Miranda l Atuação: Frederico Ramos l Técnica: Alexander Gimenez l Contrarregragem: Kemely Hemillay l Consultoria de direção: Simone Ordones.
Num canto do mundo, investigadores analisam casos mal resolvidos e nebulosos de contos de fadas. Após muito tempo, aguardam a volta de um dos integrantes com evidências sobre o caso: “O Barba Azul”.
- Sala de Espera | SP
Direção e dramaturgia: Marcus Mazieri | Atuação: Daiane Rodrigues, Fabiano Savan e Rivaldo Soares | Sonoplastia: Letícia Moreli.
Três pessoas estão pleiteando uma vaga na empresa ESPERAN S/A e aguardam em uma sala de espera. Em um clima de contenção e esperança, os três tentarão conquistar a tão sonhada – e longícua – vaga.
- Little Boxes | MG
Direção: Thálita Motta | Atuação: Camila Botelho,Clara Brandão,Erika Rohfs, Luiza Rodrigues, Priscilla Monteiro | Iluminação: Régelles Quueiroz e Thálita Motta | Produção: Ana Alvarenga.
A partir do riso subversivo buscamos colocar em perspectiva as ações cotidianas do que se naturalizou como “universo feminino” e que, ao serem intensificadas, evidenciam seus absurdos.
Grupo Galpão
O Grupo Galpão é uma das companhias mais importantes do cenário teatral brasileiro, cuja origem está ligada à tradição do teatro popular e de rua. Criado em 1982, o grupo desenvolve um teatro que alia rigor, pesquisa, busca de linguagem, com montagem de peças que possuem grande poder de comunicação com o público.
Sediado na cidade de Belo Horizonte (Minas Gerais), é um dos grupos brasileiros que mais viaja, não só pelo país como também pelo exterior, já tendo percorrido o território brasileiro de norte a sul e participado de vários festivais em países da América Latina, América do Norte e Europa.
Formado por 12 atores que trabalham com diferentes diretores convidados, como Fernando Linares, Paulinho Polika, Eid Ribeiro, Gabriel Villela, Cacá Carvalho, Paulo José, Paulo de Moraes, Yara de Novaes e Jurij Alschitz, além dos próprios componentes – Eduardo Moreira, Chico Pelúcio, Júlio Maciel, Lydia Del Picchia e Simone Ordones -, que também já dirigiram espetáculos do grupo, o Galpão forjou sua linguagem artística a partir desses encontros diversos, criando um teatro que dialoga com o popular e o erudito, a tradição e a contemporaneidade, o teatro de rua e de palco, o universal e o regional brasileiro.
Galpão Cine Horto
O Galpão Cine Horto é o centro cultural criado pelo Grupo Galpão na cidade de Belo Horizonte. Desde sua fundação, em 1998, é um espaço aberto à comunidade, comprometido com a pesquisa, a formação, o fomento e o estímulo à criação em teatro.
O Festival Cenas Curtas é um dos principais projetos da casa e apresenta agora em Araxá, as quatro cenas mais votadas da edição de 2015.
Ascom Galpão Cine Horto