Minas no Foco

História da Bonequinha Preta é encenada para 18 instituições em Sacramento

Terceira semana do projeto TRI CICLO Espetáculos teve mais de 6.500 espectadores

O Quintal da Guegué contou a história da Bonequinha Preta no teatro encenado para crianças de escolas do município e instituições filantrópicas, entre os dias 11 e 15 de setembro no quarto ano do mês cultural em Sacramento. Através da Lei Federal Rouanet, de Incentivo à Cultura, o projeto TRI CICLO Espetáculos é desenvolvido com o patrocínio de empresas comprometidas com o social, como o Laticínio Scala, no interior de Minas Gerais.

Em palcos fixos, como o da Praça Dr. Valadares, no bairro Rosário, e dentro das escolas e instituições como Apae e Lar São Vicente de Paulo, uma aula lúdica com músicas autorais da Quintal da Guegué, retratou o clássico da literatura infantil, texto original de Alaíde Lisboa de Oliveira, adaptado pelo grupo de Belo Horizonte.

Encantando gerações a mais de setenta anos a história conta a aventura de uma boneca que foi advertida para ficar bem quietinha, desobedece e cai da janela enquanto tenta ver o gato passando pela rua. Brincadeiras e canções autorais compõem a peça que encantou o público de aproximadamente 6.500 pessoas por toda a cidade e também na zona rural.

A diretora artística do projeto TRI CICLO Espetáculos acompanhou as doze apresentações e relata como é a receptividade das crianças, professoras e idosos com a peça.

“A semana destinada às escolas e instituições foi bastante produtiva. Tivemos uma grande aceitação tanto pela peça escolhida como pelo projeto TRI CICLO Espetáculos com o Scala. Muitos nos relataram da importância e como aguardam esta chegada. Resultados, não temos somente os números de atendimentos e sim o aprendizado de grande qualidade. Foram momentos únicos em cada escola e instituição. Emocionante”, descreve Cynthia Verçosa.

OFICINA

Sábado, 16 de setembro, na Escola Municipal Luiz Magnabosco, mais de quarenta pessoas reunidas na oficina Histórias Para Contar, Cantar e Brincar. Os educadores vivenciaram experiências sobre como ofertar aulas diferenciadas para as crianças.

Os oficineiros Gledes e Paulo, do Quintal da Guegué, fizeram por três horas o curso com opções lúdicas e diversificadas de contar histórias a partir de vivências com a voz e o corpo. Alessandra Borges leciona nas escolas Municipal Professora Silvia Vieira e Estadual Doutor Afonso Pena Júnior e integrou a oficina.

“Foi um momento muito bom, com coisas novas, ideias novas. Como diz a Guegué: -Vamos ser felizes, vamos fazer nosso aluno feliz em sala de aula. O projeto TRI CICLO Espetáculos em Sacramento, apoiado pelo Laticínio Scala é importantíssimo porque nós não temos essa cultura disponível aqui na nossa cidade e as nossas crianças, principalmente as mais carentes, de escolas públicas, não tem acesso à esse tipo de cultura. Nós professores ficamos o ano inteiro esperando, pensando em qual será o próximo. Então é um projeto que não pode parar, e é uma pena ser só uma vez ao ano”, relata a educadora.

As formas de utilizar adereços cênicos, cantigas de roda, recursos e objetos no aprendizado atrativo e de fácil compreensão para meninos e meninas. As relações entre a música e os movimentos corporais priorizam o desenvolvimento motor, integrando aspectos diversos no desenvolver das atividades em sala de aula. 42 educadores e alunos de teatro de Sacramento estiveram presentes. O local foi alterado da Praça Dr. Valadares, em frente a igreja do Rosário para o ginásio da Escola Municipal Luiz Magnabosco, devido a previsão do tempo de sol forte no horário da oficina.

Compartilhe esta notícia:

Related Posts