Cidade está entre 159 municípios que obtiveram nota média
O Sebrae Minas elabora anualmente uma pesquisa para levantar o Índice de Competitividade dos Municípios Mineiros, objetivando conhecer a capacidade dos 853 municípios em criar um ambiente favorável aos pequenos empreendimentos, considerando Performance Econômica, Quadro Social, Infraestrutura, Capacidade de Alavancagem do Governo e Suporte aos Negócios.
A pontuação se dá, de zero a 100, sobre esses 5 parâmetros, classificando os municípios dentro de cinco níveis: muito alta, com apenas 3 municípios mineiros; alta, com 31; média, com 159; baixa, com 491 e muito baixa, com 169, de onde se pode depreender que 8 em cada 10 cidades mineiras têm um nível de competitividade como baixo ou muito baixo. Ibiá está no nível médio.
Na variável Performance Econômica, Ibiá ocupou no ranking geral do Estado de Minas, a 73ª posição. Conquistou na média geral 48,53 pontos, acima da média entre os municípios do Triângulo e Alto Paranaíba, fechada em 45,96. As três cidades classificadas com nível Muito Alto foram Belo Horizonte (100), Uberlândia (82,62) e Nova Lima (81,21).
Para que Ibiá altere a sua pontuação para o próximo ano, reforçando a sua capacidade em criar e manter um ambiente favorável aos negócios, necessita melhorar a variável ‘Capacidade de alavancagem do Governo’, uma promessa que já vem sendo cumprida pelo prefeito Hélio Paiva da Silveira.
“Hoje já possuímos a Casa do Empreendedor; mapeamos a informalidade; temos o Sebrae como parceiro, implantando o Programa Negócio a Negócio junto a 176 empreendedores; iniciando o Programa Educação Empreendedora através da capacitação de 42 professores; promoção de palestras voltadas para o empreendedorismo e Ibiá tem, em seu quadro de servidores, a figura do Agente de Desenvolvimento, uma das prerrogativas do Sebrae para investir, ainda mais no município” declara o prefeito de Ibiá
C/ Ascom