Em Campos Altos, Prefeitura criou canal para controlar pessoas que vem de outros países
Por Caio Ranieri
As cidades de Ibiá, Santa Rosa da Serra e Araxá tem juntas, oito casos suspeitos de pacientes com contaminação pelo novo Coronavírus. As informações foram confirmadas pelas Secretarias de Saúde dos municípios a veículos de imprensa na região. Na cidade de Ibiá são quatro suspeitas que estão em investigação.
As informações dão conta que dois deles tiveram contato com pessoas que estiveram fora do país, outro é um caminhoneiro e os sintomas que ele apresenta inspiram cuidados. E o quarto paciente é outro caminhoneiro do Rio de Janeiro que foi atendido na cidade e que após ter o quadro suspeito, fugiu do local.
Na cidade de Santa Rosa da Serra já são três suspeitas da Covid-19. O primeiro caso foi de uma jovem de 21 anos, oriundo de outro estado. Ela foi isolada e orientada a seguir rigorosamente as orientações médicas para evitar uma possível contaminação de outras pessoas próximas.
Cerca de quatro horas após a primeira suspeita registrada, a Secretaria de Saúde de Santa Rosa da Serra registrou outros dois fatos: um idoso, de 61 anos, que esteve em Brasília e retornou com sintomas da doença. Outro, de mais uma jovem, de 21 anos, que relatou ter contato com o namorado que mora em outra cidade. Os três estão em isolamento em casa e com acompanhamento dos profissionais de saúde.
Em Araxá, na tarde dessa quinta-feira (17), mais uma suspeita foi registrada pela Secretaria de Saúde. Segundo dados, a pessoa tem os sintomas, mas está em casa, passando bem, sem necessidade de internação. Ainda não há detalhes sobre onde ela possivelmente teve contato com alguma pessoa infectada. Os dados estão sendo relacionados pelo Comitê de enfrentamento ao Covid-19 em Araxá.
A Cidade de Campos Altos tomou providências e abriu um canal de ouvidoria para ter informações de pessoas de outros países que por acaso cheguem à cidade. As pessoas que se enquadrem neste caso deverão entrar em contato urgentemente com a Secretaria de Saúde, na ouvidoria, através do telefone (37) 3426-9191, para notificar sua chegada.