Mulher depositou cinco mil reais na conta do estelionatário, que alegou ter sequestrado sua filha
Por Caio Ranieri
A Polícia Militar de Araxá, no Alto Paranaíba, foi acionada por uma senhora de 70 anos, que recebeu uma ligação no seu telefone fixo. Um homem afirmou estar com sua filha sequestrada e lhe fez ameaças. Posteriormente, o autor ligou em seu telefone celular, exigindo que permanecesse na linha e colocou uma pessoa chorando. A vítima realmente pensou que era sua filha.
Como ficou desesperada e com o telefone ligado, o autor a obrigou a se deslocar até uma agência bancária e efetuar um deposito no valor de R$ 5.000 para que soltasse sua filha. A vítima depositou o valor em dinheiro. Assim que desligou o telefone e já se encontrava em casa, sua filha chegou e só então constatou que havia caído em um golpe. A PM alerta os cidadãos para que não sejam enganados pelos estelionatários.
1.Ao receber uma ligação telefônica suspeita não prolongue a conversa e nem repasse dados pessoais seus ou de familiares. Desligue imediatamente e acione a PM via 190.
2.Entre em contato com quem eles alegam ter sido sequestrado, se possível, através de outro telefone;
3.O falso sequestrador ligará outras vezes, porém não atenda.
4.Procure ter em casa, se possível, um identificador de chamadas;
5.Não receba ligações a cobrar, principalmente, quando o interlocutor for desconhecido;
6.Mantenha a calma. Não tome atitudes precipitadas e não atenda a nenhum pedido do suposto sequestrador, pois para pressionar psicologicamente as vítimas, os criminosos imitam vozes e simulam choros;
7.Oriente seus familiares, funcionários e idosos, pois são as vítimas preferidas dos golpistas;
8.Seja esperto e não caia neste GOLPE.