Minas no Foco

IMA e Fucam assinam convênio para promover a educação sanitária mineira

A proposta é o desenvolvimento do projeto Sanitaristas Mirins, realizado pelo Instituto, desde 2003, junto a outros parceiros

IMA e Fucam assinam convênio para promover a educação sanitária mineiraO Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e a Fundação Educacional Caio Martins (Fucam) firmaram um convênio para desenvolver o Projeto Sanitaristas Mirins. O objetivo é disponibilizar informações sanitárias agropecuárias aos alunos do ensino fundamental.

Com o acordo, a Fucam confeccionará 500 unidades do livro “A educação sanitária no dia a dia dos alunos, descobrindo a agropecuária na escola”, que foi editado pelo IMA para a execução do projeto. Também serão confeccionados certificados e materiais de divulgação, tais como bonés, camisetas e sacolas do Sanitaristas Mirins.

As atividades relacionadas ao Sanitaristas Mirins serão desenvolvidas em três Centros Educacionais da Fucam, abrangendo 500 alunos e professores, sendo: 180 alunos e seis professores no Centro Educacional de Buritizeiro (Norte de Minas); 160 alunos e 20 professores do Centro Educacional de Esmeraldas (Região Metropolitana de Belo Horizonte); e o Centro Educacional do Carinhanha (que fica no município de Juvenília, no Norte do Estado), com a participação de 124 alunos e 10 professores.

Na ocasião de assinatura do convênio, na última sexta-feira (14), o presidente da Fucam, Genilson Ribeiro Zeferino, disse que é uma satisfação para a Fundação viabilizar o aproveitamento dos espaços físicos existentes e a disponibilização de professores dos três Centros Educacionais envolvidos no convênio para promover a educação sanitária.

O IMA, nesta iniciativa, vai treinar os professores e pedagogos para a estruturação metodológica da disciplina nas escolas da região. As capacitações dos professores serão realizadas a partir do conteúdo do livro.

O diretor-geral do IMA, Altino Rodrigues Neto, explica que estudantes participantes do Sanitaristas Mirins são importantes aliados para o desenvolvimento rural sustentável. “Somente com o processo educacional é possível formar profissionais e cidadãos capazes de compreender o ambiente em que vivem e assim, contribuir para o bem-estar da sociedade. Além disso, crianças que moram na zona rural, assim como no interior do Estado possuem interesse e condições de entender a realidade do setor agropecuário, já que os conteúdos do projeto falam de um ambiente que elas conhecem o que facilita ainda mais as informações recebidas”, afirma.

Sanitaristas Mirins

O projeto Sanitaristas Mirins é realizado pelo IMA, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), em parceria com as prefeituras e secretarias municipais de Educação, desde 2003. O objetivo é fornecer a alunos e professores, principalmente do meio rural, informações referentes à defesa sanitária agropecuária e proporcionar novos conhecimentos sobre a realidade do campo.

Com o aprendizado, crianças e jovens poderão se manter entusiasmados, sobretudo os que pretendem continuar ligados às suas origens e assumir a atividade rural. Além de influenciarem os pais com o conhecimento adquirido, promovem mudanças de atitudes e comportamentos de outros.

A meta para 2014 é atingir 7.400 alunos e professores do ensino fundamental I e II em escolas estaduais, municipais e particulares, situadas no âmbito das coordenadorias regionais do IMA.

C/ Ascom

Compartilhe esta notícia:

Related Posts