Objetivo é promover produção com segurança e qualidade; produtores interessados participam de aulas teóricas e recebem consultorias técnicas
O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) vai auditar e certificar cerca de 200 propriedades que fazem parte do Programa Alimento Seguro (PAS) – Leite. O objetivo é promover a produção de leite com segurança e qualidade e envolve diretamente os laticínios e produtores rurais. Até o momento seis propriedades já foram auditadas pelo IMA e estão em processo final para obter a certificação.
O PAS Leite foi desenvolvido pela Embrapa Gado de Leite, Sebrae Nacional e Senar Minas, sendo o programa de certificação implantado pelo IMA. O programa começa com a identificação do laticínio interessado em participar. Em seguida, este laticínio deve indicar dez produtores que sejam, preferencialmente, importantes fornecedores de leite.
Os produtores interessados participam de aulas teóricas e recebem consultorias técnicas nas propriedades rurais do Senar/MG. O PAS Leite está disponível para implantação em todo o território nacional. O Estado pioneiro é Minas Gerais, em parceria com o IMA.
Caberá ao IMA certificar o processo de produção dos estabelecimentos participantes em Minas Gerais para promover a melhoria da qualidade do leite. Produtores que alcançarem o nível de conformidade exigido pelo programa terão as propriedades certificadas pelo IMA. A exigência básica é boas práticas de produção.
O diretor-geral do IMA, Altino Rodrigues Neto, conta que o instituto assinou um protocolo de cooperação com o Senar Minas, em novembro de 2012, para realização de auditorias de certificação nas propriedades rurais do PAS Leite. “Além disso, firmamos uma parceria para a capacitação de produtores da agroindústria familiar, com foco nos produtores de queijos artesanais. É extremamente importante orientar e capacitar os produtores rurais para que, cada vez mais, atinjam a excelência de seus produtos”, explica.
C/ Ascom