Duas unidades, do Centro e Regional Leste, no Santo Antônio, já estão instaladas no local
Foi inaugurada na manhã dessa sexta feira (18) a Unidade de Saúde do Centro (Unicentro), localizada na Avenida Dâmaso Drummond, perto do Pelotão do Corpo de Bombeiros de Araxá, no Alto Paranaíba. A unidade de saúde levou cerca de dois anos para ser construída e agora recebe o nome do médico araxense, Doutor Jorge Feres, morto em junho no ano passado.
Diversos servidores da saúde, autoridades de Araxá e região e comunidade prestigiaram o evento. Segundo Renata Lima, enfermeira da secretaria de saúde e acompanha os trabalhos nos Postos do Programa Saúde da Família (PSF), a Unicentro é uma Unidade de Atenção Primária à Saúde, caracterizada Tipo 3, ou seja, ela abriga até três unidades de PSFs. Por enquanto, duas já estão instaladas no novo prédio.
“Em breve vamos abrir uma terceira unidade de PSF, que vai ser o PSF Santa Teresinha. Aqui já estão um PAFS Leste, que nós vamos transformar em PSF Santo Antônio e o PSF Centro. Aqui na Unicentro a população vai encontrar Sala de Vacinação, Sala de Curativos, procedimentos de enfermagem, dentre outros serviços”, explica.
A unidade ainda vai contar com atendimento de especialidades médicas, como pediatria, ginecologia, psicologia, nutrição, fisioterapia e ainda tem consultórios dentários. Uma filial da Farmácia Municipal, para distribuir medicamentos, também vai ser abrigada na unidade.
“Tem os serviços de uma unidade de saúde, lembrando que é esse o diferencial, porque aqui são PSFs na mesma estrutura, mas os procedimentos vão continuar os mesmos, as visitas domiciliares e projetos comunitários de saúde, para fazer um serviço de qualidade para os pacientes”, ressalta Renata.
De acordo com a vice-prefeita e secretária de saúde, Edna Castro, a Unicentro vem cumprir um papel de proporcionar mais conforto as pessoas que procuravam os postos do Saúde da Família, que hoje integram a unidade.
“Além de ter mais qualidade no atendimento, terá um número maior de serviços prestados. Eu acho importante, porque vão ser mais pessoas atendidas, é uma unidade muito próxima da Santa Casa de Misericórdia”, destaca.
Em breve, segundo Edna, novas unidades de saúde vão chegar. Algumas ainda em fase de licitação, como a do Max Neumann, e outra já em construção, como a Uninordeste, no Ana Antônia. “Quando elas forem entregues, a gente acredita que 80% da demanda da nossa cidade serão bem atendidas com relação à saúde”, finaliza.