Núcleo de Inovação e Empreendedorismo do IFMG Bambuí é um espaço de inovação e apoio a ideias tecnológicas
A Prefeitura de Bambuí e o Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) Campus Bambuí, vão formar mais uma parceria em benefício do município. Trata-se da formação de ambientes tecnológicos, incubadoras de inovação e empreendedorismo e o consequente fomento de parcerias de desenvolvimento empresarial em Bambuí.
A parceria ficou firmada durante o encontro entre o Núcleo de Inovação e Empreendedorismo – NIE do IFMG Bambuí, e a Prefeitura. Participaram da reunião o prefeito Olívio Teixeira, Alexandre Henrique de Melo, secretário do Governo, Luciene Rezende, secretária de Educação e Cultura, Ramon Gabriel, secretário de Esporte, Lazer e Turismo, Lívio Silveira, vice-presidente do Conselho Municipal de Turismo e os professores Bruno Pellizzaro e Francisco Heider, do IFMG.
O objetivo da reunião foi apresentar os Ambientes de Inovação do campus, em especial a Incubadora Arquipélago, juntamente ao laboratório Maker. Os professores Bruno Pellizzaro e Francisco Heider, que coordenam os espaços, ressaltaram a importância do empreendedorismo e inovação como uma política regional, reforçando a relevância dos parceiros, em especial o município.
“O apoio institucional da Prefeitura de Bambuí é de grande importância para os Ambientes de Inovação, para que todos os atores da região se envolvam na iniciativa empreendedora. Assim, a proposta ganha força e pode gerar projetos inovadores que realmente contribuam para o desenvolvimento social, econômico e tecnológico da região”.
O prefeito Olívio destacou que o IFMG já é um tradicional parceiro da Prefeitura e que conta com o apoio da gestão municipal para a execução desta iniciativa. E reforçou o trabalho da Prefeitura para o crescimento sócio econômico do município.
A partir do apoio institucional, Luciene Rezende comentou que os Ambientes de Inovação podem reforçar a educação empreendedora já presente nas escolas do município. Ramon Gabriel complementou que as áreas do esporte, lazer e principalmente turismo tem muito a ganhar com a tecnologia e projetos inovadores. Por fim, Alexandre Melo sugeriu que se construísse um projeto executivo da proposta, o que foi acordado com todos os presentes.