Minas no Foco

Inovações com a tecnologia do Nióbio desenvolvidas no Brasil para a indústria da mobilidade são expostas pela CBMM

Os cases apresentados pela empresa mineira foram desenvolvidos em parceria com empresas nacionais e abordam o valor agregado ao produto e aumento de performance

O 29° Congresso e Mostra Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE Brasil, que acontece no final de novembro na Fundação Bienal em São Paulo, reuniu líderes da indústria e da academia, além de especialistas nas áreas de conhecimento ligadas a todas as temáticas que englobam a mobilidade.

Sempre fomentando a inovação, a CBMM, líder mundial na tecnologia do Nióbio, vem desenvolvendo soluções diferenciadas e novas aplicações para o metal, buscando o atendimento de setores estratégicos da economia global que, cada vez mais, se apoiam no uso do Nióbio para a oferta de produtos compatíveis com as necessidades do futuro, alinhados às megatendências globais de eletrificação, urbanização, sustentabilidade e transformação digital.  

A empresa com sede em Araxá-MG reforçou seu compromisso de desenvolvimento da cadeia brasileira, apresentando cases relevantes para a indústria de mobilidade em termos de materiais avançados, com potencial de melhoria de performance, redução de emissões e retorno financeiro. Todos os projetos foram desenvolvidos no país, em parceria com empresas também brasileiras. 

Um dos destaques entre os cases expostos foi a utilização de Nióbio aplicado em materiais fundidos para a fabricação de turbocompressores e discos de freios para veículos pesados e de passeio. Nessas aplicações o Nióbio pode ser sinônimo de custos mais baixos de produção, uma vez que o principal benefício é a substituição de matérias primas como o molibdênio, onde, ao utilizar Nióbio, apenas metade da quantidade do material é necessária para manter as propriedades de resistência e performance do produto final.

Além disso, as aplicações no aço também puderam ser conferidas de perto pela indústria, como o resultado do projeto desenvolvido em parceria com a Bruning Tecnometal, onde o Nióbio desempenhou papel fundamental na produção de peças utilizados em veículos pesados como tratores e caminhões através de um processo inovador de estampagem a quente de aço de ultra alta resistência em chapas com espessuras maiores.

“Para a CBMM, que é desenvolvedora da indústria de Nióbio e cuja capacidade produtiva está acima da demanda mundial, participar de eventos com toda a cadeia nos dá a oportunidade de estar com o usuário final, em caráter consultivo, e apresentar as alternativas inovadoras existentes. Criando oportunidades de negócios com entregas mais avançadas e promovendo o crescimento do mercado”, comenta Érico França, analista de desenvolvimento de mercado da CBMM.

O uso do Nióbio pode ser considerado de alto impacto quando avaliamos projetos de alta tecnologia, garantindo importantes avanços na direção de transformar a maneira como o mundo se transporta, se comunica e consome.  

Sobre a CBMM

Líder mundial na produção e comercialização de produtos de Nióbio, a CBMM possui mais de 400 clientes, em 50 países. Sediada no Brasil, com escritórios e subsidiárias na China, Países Baixos, Singapura, Suíça e Estados Unidos, a companhia fornece produtos e tecnologia de ponta aos setores de infraestrutura, mobilidade, aeroespacial, saúde e energia. Em 2019, investiu na 2DM, empresa dedicada ao Grafeno e, em 2021, nas startups Echion e Battery Streak. Os investimentos visam novos desenvolvimentos em materiais para baterias de íons de lítio. Desde a sua fundação, a CBMM desenvolve projetos no Brasil e em diversos países do mundo para fomentar a adoção de materiais avançados com Nióbio por diversas indústrias. Para mais informações, visite o media center.

Compartilhe esta notícia:

Related Posts