Permanecer muitas horas na posição sentada, com o tronco inclinado para frente, aumenta as chances, por exemplo, de desenvolver hérnia de disco
Com os avanços tecnológicos, grande parte dos empregos envolve pouca ou nenhuma atividade física e mais tempo no comando de aparelhos eletrônicos, como computadores de modo geral, telefones e outras máquinas.
Somando essas horas de trabalho mais o tempo que você passa dirigindo ou voltando pra casa ou no sofá, a quantidade de minutos e segundos torna-se assustadora. Uma pesquisa da Universidade de Leicester, na Inglaterra, analisou informações de 18 estudos, envolvendo mais de 794 mil pessoas e concluiu que as pessoas têm o costume de gastar entre 50% e 70% do tempo sentadas.
“Está comprovado cientificamente que passar mais de 8h por dia sentado faz mal à saúde e, principalmente, à coluna. Mas estar sentado é tão comum que quase ninguém pensa nas agressões que tal atitude provoca”, revela o fisioterapeuta do Instituto da Coluna Vertebral de Uberaba (ITC Vertebral), no Triângulo Mineiro, e diretor regional da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABRColuna), Júlio César Ribeiro.
Júlio explica que permanecer muitas horas na posição sentada, com o tronco inclinado para frente, aumenta as chances de desenvolver hérnia de disco e demais doenças lombares.
“Quando permanecer sentado por muito tempo, utilize um rolo lombar de espuma, na altura da cintura, para dar suporte à coluna, forçando a manutenção da lordose fisiológica lombar. Procure levantar-se da cadeira, a cada uma hora, por pelo menos cinco minutos, para ajudar a diminuir os impactos provocados pela horas na mesma posição”, orienta Júlio.
Para o tratamento de disfunções, como artrose, hérnias, dores ciáticas, cervicalgia, entre outras, Júlio salienta que o ITC Vertebral Uberaba utiliza técnicas não cirúrgicas de fisioterapia manual, combinadas com modernos equipamentos – como mesas de tração, flexão e descompressão, além de exercícios da musculatura estabilizadora do corpo e do pilates terapêutico.
“A Reconstrução Músculo Articular da Coluna Vertebral (RMA) inclui cinco etapas de tratamento que proporcionam, em apenas dois meses, resultados positivos em 87% dos atendimentos”, finaliza Júlio. Para mais informações, os telefones de contato são (34) 3312-6280 e (34) 3312-5303.
Ascom ITC