Usuários do sistema devem fazer um recadastramento para continuar usando a rede
O serviço de fornecimento de internet gratuita da cidade de Tapira, no Alto Paranaíba, está passando por melhorias. A velocidade de conexão, que antes era de 10 MB/s agora será de aproximadamente 2000 MB/s pela banda de distribuição. Para continuar tendo acesso à rede, todos os usuários devem se recadastrar, uma vez que o projeto visa, a longo prazo, adquirir canais de comunicação diversificados junto aos cidadãos, além de manter um banco de dados atualizado que também será utilizado em outros setores.
Para oferecer o benefício, a Prefeitura Municipal adquiriu sete painéis setoriais de alto ganho para recepção e transmissão de dados. Além disso, está em implantação, em parceria com a empresa LinkTap, um sistema de redundância na conexão para que os problemas de interrupção de fornecimento sejam solucionados. Antes o fornecimento de internet era feito por apenas quatro painéis setoriais, responsáveis pelo gerenciamento de um tráfego de internet da casa de 2Mb/s.
Como consequência do aumento na demanda da internet e a “Obsolescência Programada” do setor de telecomunicações, a rede ficou sobrecarregada. A atualização e melhoria na infraestrutura foram necessárias para atualização de tecnologias e manter o nível de transmissão e recepção compatíveis com a necessidade de todos os usuários.
Os aparelhos de recepção que já estão instalados nas casas dos usuários passarão por revisão feita por um profissional do setor, para verificar alinhamento da antena, qualidade da conexão, atualização de softwares, gerenciamento e recepção de sinal, entre outros pontos importantes para o bom funcionamento da conexão.
Para se cadastrarem, os interessados devem procurar o setor de telecomunicações que fica no prédio da prefeitura, portando documentos pessoais, comprovante de residência e uma foto 3×4. Quem ainda não utiliza o serviço deve ainda adquirir o equipamento (kit básico). A partir do dia 1o de novembro, quem não tiver feito a inscrição, terá o sinal interrompido.
C/ Ascom