Projeto atenderá também migrantes e coletores de materiais recicláveis, oferecendo inclusive local para banho
Visando proporcionar maior proteção contra o novo coronavírus para pessoas que vivem em situação de rua, coletores de materiais recicláveis e migrantes, foi lançado projeto que doa kits de higiene a esse grupo. A ação é realizada pela Prefeitura de Patos de Minas, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), em parceria com as empresas Conserbras e Tijucana.
De acordo com dados atualizados do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), mensalmente são atendidas cerca de 100 pessoas em situação de rua, incluindo migrantes, com variáveis diárias. Ao todo, serão doados 2.000 kits de higiene e proteção contendo toalha, esponja de banho, sabonete, creme dental, escova de dente e máscaras.
Além disso, o projeto prevê a disponibilização de um local fixo (os banheiros do terminal rodoviário) onde a população assistida poderá tomar banho diariamente durante os próximos 90 dias. Também serão disponibilizados profissionais para dar suporte enquanto perdurar a ação: um servidor do CREAS para gerenciamento no local durante o período de banho e uma profissional de limpeza para higienizar os ambientes após esse período.
O lançamento do projeto aconteceu no terminal rodoviário de Patos de Minas e contou com a presença de membros da SMDS, dentre eles, a diretora de Proteção Social Básica, Maria Isabel Pimenta Rocha; o diretor de Habitação, Trabalho e Emprego, José Ricardo Peres; a coordenadora do CREAS, Marcilúcia Barcelos; a coordenadora do Programa Acessuas Trabalho, Tathiane Paraíso da Silva Prates. Também estiveram presentes na ocasião, o diretor-presidente do Grupo Conserbras, Walter Soares, e o diretor de Operações, Enio Miranda.