Todas as partes envolvidas no processo de recuperação cartão-postal da cidade participaram do encontro
A Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Econômico reuniu-se, na sala do pregão, na Prefeitura Municipal de Patos de Minas, no Alto Paranaíba, com representantes da Copasa, Sisema, Polícia Militar de Meio Ambiente, IEF, Ong SOS Paranaíba, Unipam, diretores e técnicos da Diretoria de Meio Ambiente para esclarecer as ações necessárias para as obras de desassoreamento da Lagoa Grande.
O Secretário Municipal Virgílio Borges, da Seplan, conduziu a reunião abordando os principais pontos do desassoreamento. A Polícia de Meio Ambiente, por exemplo, exigiu que a captura das espécies de peixes existentes na lagoa seja feita por pescadores profissionais. “Os peixes capturados serão encaminhados para análises e testes que constatarão a contaminação ou não por algum tipo de metal pesado”, explicou.
A captura, porém, ficou a cargo do Instituto Estadual de Florestas que promoverá o trabalho. “Deveremos ter atenção aos critérios técnicos para captura e transporte das espécies que serão encaminhadas para análises”, ressaltou Virgílio Borges.
Segundo o professor e historiador Fernando Dias, serão realizadas 10 amostras. “Faremos análises microbiológicas e parasitológicas. Uma análise da água e uma do sedimento, que está depositado no fundo da lagoa”, explicou o coordenador do curso de história do Unipam.
A coleta das amostras está marcada para ocorrer hoje (18). O resultado fica pronto em cerca de 10 dias, segundo o profissional do Centro Universitário de Patos de Minas.
Ascom Prefeitura de Patos