Encontros regionais estão sendo promovidos pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Objetivo é definir diretrizes para o setor até 2030
A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais promoveu em Unaí, no Noroeste do Estado, o segundo encontro regional para discutir o futuro da agricultura do Estado. Até o final de fevereiro, serão sete reuniões com debates e reflexões para identificar oportunidades, desafios e potencialidades da economia e do meio rural. Em março, será lançada uma Agenda Estratégica com diretrizes a propostas por representantes da agropecuária mineira até o ano de 2030.
O evento de Unaí contou com a participação de cerca de 150 lideranças do agronegócio da região e do Alto Paranaíba, no auditório do Inesc. O encontro foi coordenado pelo secretário de Agricultura de Minas Gerais, Zé Silva, que fez uma apresentação abordando sete temas estratégicos para a agropecuária: alimentos, meio ambiente, pobreza, água, energia, segurança e educação.
“Baseados nestes eixos, estamos criando um canal de diálogo com os representantes regionais. Nestes encontros, apresentamos a nossa visão sobre os desafios e oportunidades da agricultura até 2030. Também ouvimos o que os demais representantes regionais ligados ao agronegócio consideram estratégico. Desta forma iremos construir uma agenda de ações para todo o Estado”, explica Zé Silva.
Para o secretário, algumas ações desenvolvidas hoje no plano federal para o setor agropecuário precisam mudar. “Nós não podemos depender do anúncio anual do Plano Safra. Precisamos nos antecipar devido à expansão da demanda de alimentos que haverá nos próximos anos. As ações devem ser planejadas para médio e longo prazos. Hoje um agricultor produz alimentos para mais pessoas do que décadas anteriores”, comentou.
Entre os pontos abordados pelos líderes do agronegócio do Noroeste de Minas Gerais está o investimento em logística para o armazenamento e escoamento da produção. A região é a maior produtora de grãos do Estado. Em 2013, a safra colhida foi de 2,9 milhões de toneladas.
Apesar de a agricultura empresarial ser destaque na região, o desenvolvimento de ações voltadas para a agricultura familiar também foi lembrado por vários representantes da região durante o encontro.
Além de Unaí, os encontros regionais também serão realizados em Almenara (Vales do Jequitinhonha e Mucuri); Montes Claros (Norte de Minas); Governador Valadares (Rio Doce e Zona da Mata); Divinópolis (Central e Centro-Oeste) e Alfenas (Sul de Minas). O primeiro dos encontros regionais foi promovido em Uberaba (Triângulo Mineiro).
C/ Ascom