Filme também denuncia o vandalismo e a depredação
Uma aventura pelos nossos patrimônios históricos, símbolos e estátuas. Essa é a viagem cultural que propõe o curta-metragem Olhos de Pedra, que será lançado neste mês em Araxá. O filme é inspirado no livro do mesmo nome, do escritor Luiz Humberto França e propõe uma reflexão sobre a importância de se valorizar e preservar os monumentos.
“São patrimônios que muitas vezes não são percebidos e precisam ser vistos e bem cuidados. Temos que ensinar as novas gerações que histórias esses personagens imóveis nos contam”, esclarece França. O escritor explica que os monumentos públicos são parte estratégica da formação da identidade e ajuda a criar o sentimento de pertencimento a uma cidade, a um povo. “Numa sociedade que se transforma a cada segundo, onde ninguém tem tempo, esses marcos carregados de valores passam a ser ignorados. Temos que mudar essa realidade.”
O curta também denuncia o vandalismo e a depredação. “É comum nas praças picharem, arrancar pedaços das estatuas e por falta de conservação viram até poleiro de pássaros. Isso é manchar parte da nossa história”, destaca França.
A produção contou com uma grande equipe de profissionais de Araxá, com roteiro e animação de Lisa Alves, ilustração de Leo Calix, locução de Iris Santiago, estúdio com Alan Tannus, divulgação com Daniel Nery e Rodolfo Scalon, da Gestalt Comunicação, roteiro final e coordenação geral: Luiz Humberto França.
O curta-metragem foi produzido com recursos da lei Paulo Gustavo do Ministério da Cultura, com apoio da Fundação Cultural Calmon Barreto e Prefeitura de Araxá. Conta ainda com o patrocínio da empresa Rio Branco e sua Fundação, Grupo Gran Milho, CSI Empreendimentos e Plenna Engenharia.
SERVIÇO
Lançamento Curta-Metragem Olhos de Pedra
Dia: 16 de maio, quinta-feira
Horário: 19 horas
Local: Tribunal do Juri do Uniaraxá
Entrada Gratuita
SOBRE O AUTOR
Este é o segundo vídeo produzido por Luiz Humberto França, o primeiro foi o documentário Artista do Cerrado. França é jornalista, membro da Academia Araxaense de Letras, onde foi presidente no período de maio de 2021 a maio de 2023, é vice-presidente da ASALEMG- Associação das Academias de Letras de Minas Gerais e curador do Fliaraxá.
Como escritor já publicou os livros: Telejornalismo no Interior, Araxá 150 anos, O Colecionador de Histórias, Araxá em Detalhes, A Caçada que também foi lançada na Argentina e o infantil Olhos de Pedra.