Minas no Foco

Livro sobre a Serra da Canastra revela aves raras e ameaçadas de extinção

“SERRA DA CANASTRA: Refúgio das Aves do Cerrado” conjuga a fotografia de natureza ao levantamento histórico e cultural do patrimônio ambiental

O fotógrafo e observador de aves Alessandro Abdala, lança neste mês de dezembro de 2017, na Casa da Cultura de Sacramento (MG), o livro “SERRA DA CANASTRA: Refúgio das Aves do Cerrado”.

A obra foge do modelo tradicional de livros de fotografia de natureza e alia belíssimos registros fotográficos a valiosas informações histórico culturais sobre a região da Serra da Canastra. Apresenta um panorama do rico bioma Cerrado, numa visão artística que descreve paisagens, plantas, animais, cultura, gente e principalmente as aves da Serra da Canastra.

São mais de cem espécies retratadas em fotos cuidadosamente escolhidas pelo autor, que há mais de uma década atua conduzindo observadores de aves na região do Parque Nacional da Serra da Canastra. A obra é enriquecida por textos explicativos e ilustrações exclusivas.

Além das aves típicas da região da Canastra, o livro apresenta primorosas fotografias de espécies raras e ameaçadas de extinção, como o pato-mergulhão (Mergus octosetaceus) uma das aves mais raras e ameaçadas do mundo. Outras espécies ameaçadas encontram no Parque Nacional da Serra da Canastra um verdadeiro refúgio para sobrevivência.

“Dentro do bioma Cerrado, as aves especializadas a viver nos campos naturais são algumas das que mais sofrem ameaças atualmente, como queimadas criminosas e a exploração indiscriminada dessas terras para a agropecuária”, relata o autor.

Galito (Alectrurus tricolor), Andarilho (Geositta poeciloptera) Papa-moscas-do-campo (Culicivora caudacuta) e a magnífica águia-cinzenta (Urubitinga coronata), todas em extinção, são algumas das espécies dependentes dos campos naturais e retratadas na obra. O livro revela ainda, imagens de espécies pouco documentadas, como o maxalalagá (Micropygia schomburgkii) um tipo de saracura de áreas campestres extremamente arisca, da qual existem raros registros fotográficos publicados. Junto com o lançamento acontece uma exposição itinerante que percorrerá as cidades levando a riquíssima biodiversidade da Serra da Canastra a museus, escolas e outros espaços públicos e privados.

Sobre o autor

Alessandro Abdala, mineiro de Sacramento (MG), formado em História pela UNESP, é pesquisador e professor de História, fotógrafo premiado e designer gráfico. Também é co-editor da Revista Destaque IN, Revista cultural de Sacramento, e dirige a agência Impacto Comunicação, onde desenvolve projetos de cunho editorial.

Como pesquisador tornou-se profundo conhecedor da região do antigo Julgado do Desemboque, Sacramento e Serra da Canastra, onde atua como guia em viagens exclusivas para observação de vida selvagem no interior e entorno do Parque Nacional da Serra da Canastra.

O gosto pela fotografia, que era antigo, aprimorou-se com a vontade de registrar as belezas naturais e as formas de vida silvestre que observava sempre. À paixão pelas aves aliou a técnica fotográfica para produzir imagens que retratam a diversidade das paisagens, flora e fauna do cerrado mineiro.

Atualmente, Alessandro desenvolve projetos nas áreas de educação, design e fotografia, tendo seus trabalhos publicados no Brasil e no exterior.

Serviço

Evento: Livro: “SERRA DA CANASTRA: Refúgio das Aves do Cerrado”, de Alessandro Abdala. Editora Bertolucci – 248 págs. R$ 120,00

Lançamento e exposição fotográfica: 22 de dezembro 2017 – 19h30

Local: Casa da Cultura Sérgio Pacheco

Endereço: Rua Coronel José Afonso de Almeida, 184 – Centro, Sacramento (MG)

Compartilhe esta notícia:

Related Posts