Faltam 16 dias para o fim do prazo do envio do documento
As entregas das declarações do Imposto de Renda 2015 começaram em março e encerram no último dia útil de abril. E até o momento (15 de abril) menos de 40% das pessoas aptas à declarar estão em dia com o leão. Esse número (38,7%) representa 10,6 milhões de afirmações dos gastos e despesas dos doze meses do ano passado.
Um total de 27,5 milhões de declarações deve ser recebido pela Receita Federal até dia 30 de abril. “Quanto antes o contribuinte entrega a declaração mais cedo receberá o valor correspondente à restituição. Mas os documentos precisam estar corretos. Aqueles com mais de 60 anos de idade, deficiência física ou mental e os que têm doença grave tem prioridade na restituição”, explica Maria do Carmo Silva, contadora.
Nas 24 horas do dia 14 de abril, por exemplo, foram enviadas cerca de 500 mil contribuições. Algumas facilidades foram disponibilizadas este ano, como a que os contribuintes com certificação digital poder fazer a declaração pré-preenchida na página da Receita na internet (www.receita.fazenda.gov.br).
Quem não entregar o documento no prazo estipulado, paga multa no valor mínimo de R$ 165,74. Um passo a passo com cada etapa da entrega está disponível na página da Receita. Basta o usuário clicar em cada ponto da figura para obter mais detalhes. O prazo de entrega encerra dia 30 de abril.