Balanço realizado pelo Poder Público apresenta os números dos últimos 90 dias
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Patos de Minas, no Alto Paranaíba, divulgou os dados referentes às cirurgias eletivas realizadas, através de convênio do Município com o Sistema Único de Saúde (SUS), no Hospital São Lucas.
A marca é histórica, já que houve aumento substancial dos procedimentos nos últimos três meses, que somam 202 cirurgias (67 em julho, 62 em agosto e 73 em setembro). O número leva em conta somente um dos hospitais credenciados pela Prefeitura.
De acordo com os dados, somente no mês de setembro foram realizadas 73 cirurgias, sendo 12 Colecistectomia, quatro Hemorroidectomia, 18 Hérnia, 31 Catarata e 8 Varicectomia. Desse total, 44 procedimentos foram realizados em mulheres e 29 em homens. Comparado com os meses anteriores, o mês de setembro registrou aumento em quase todos os procedimentos passando de 8 cirurgias de Hérnia em julho para 18 em setembro e de 8 Colecistectomia em agosto para 12 em setembro.
De acordo com a Diretora de Regulação de Ações Assistenciais em Saúde, Ana Paula Fonseca, o Hospital São Lucas conta com equipe de cirurgia geral, com residência médica, o que tem permitido aumentar o volume de marcação de cirurgias. “Estamos em processo de alteração de fluxo de marcação, com o objetivo de melhorar, aumentar e agilizar os atendimentos realizado em parceria com Hospital São Lucas para garantia da assistência aos usuários do SUS de Patos de Minas e da região”, destacou Ana Paula Fonseca.