Projeto montou pontos de apoio para descarte de objetos que poderiam ser criadouros do Aedes Aegypti
Em sequência ao projeto Mutirão Bota-Fora, a Prefeitura de Araxá, no Alto Paranaíba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está coletando em toda a cidade materiais inutilizados que possam acumular água parada. O objetivo é combater os focos de proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.
A coleta é realizada por meio de dois caminhões e acontece durante os próximos 60 dias. Inicialmente, estão sendo retirados materiais dos pontos mais críticos. Depois, os trabalhos vão se concentrar em imóveis nos quais as equipes da Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde não conseguiram acesso.
Desde o início de 2016, o prefeito Aracely de Paula autorizou R$ 500 mil em investimentos para ações preventivas, medicamentos e qualificação de pessoal para o combate às doenças transmitidas pelo Aedes.
Além do projeto Mutirão Bota-Fora, outra importante ação foi a criação do Centro de Hidratação e Atendimento nas instalações da Unicentro, com o objetivo de direcionar exclusivamente o atendimento a pacientes com suspeita de dengue.
Ascom PMA