Na oportunidade, Prefeito Aracely de Paula cobrou da Codemig e do Governador Pimentel uma atenção maior com a cidade
O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, presidiu nesta sexta-feira (16) em Araxá, a solenidade de entrega da Medalha Calmon Barreto, destinada a homenagear personalidades e instituições que se destacaram em prol do desenvolvimento das atividades culturais e turísticas de Minas Gerais. Neste ano, nove pessoas foram agraciadas:
Odair José da Cunha, secretário de Estado de Governo
Marco Antônio Castello Branco, presidente da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais
Ricardo Rocha de Faria, deputado estadual
Gustavo Pessoa Arrais, secretário de Estado Adjunto de Turismo
Márcio Oliveira Pereira, promotor titular da 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Araxá
Vitor Hugo Heisler, delegado-geral de Polícia Civil
Rochelle Mantovani Santos, diretora-geral da Advocacia-Geral do Estado de Minas Gerais
Lacarmélio Alfêo de Araújo, produtor de revistas em quadrinhos
Rubem Silveira dos Reis, produtor cultural
Autoridades policiais, eclesiásticas e políticas de Araxá e do estado de Minas Gerais estiveram na cidade para acompanhar a outorga.
O prefeito, Aracely de Paula, em seu pronunciamento, cobrou do governador e do presidente da Codemig, que olhem com mais atenção e carinho para Araxá, de onde a estatal tira as riquezas e praticamente, não investe recursos financeiros. “Peço ao governador e ao presidente da Codemig, que não deixem que Araxá se torne apenas u m retrato na parede, como disse Carlos Drummond de Andrade sobre a cidade de Itabirito. Eu sei que os senhores terão esse cuidado e nós vamos cobrar esse cuidado”, destacou Aracely.
Em seu discurso, o Pimentel ressaltou o objetivo do seu governo de administrar “com os olhos no interior e para cada região” e reforçou o sentimento de mineiridade, que é próprio do Estado. “Ainda que os recursos financeiros sejam escassos, vamos tentar atender às demandas que a própria população prioriza, e que suas lideranças políticas podem fazer. Sinto hoje, aqui em Araxá, um sentimento muito forte de mineiridade. A austeridade dos mineiros, austeridade com o recurso público, com os recursos naturais, quando se trata daquilo que é o bem comum e que merece, portanto, todo cuidado e respeito”, afirmou.
A Medalha Calmon Barreto foi instituída em 1999, pela Lei 13.371 e é entregue anualmente. A entrega da comenda coincide com o aniversário da cidade, que na próxima segunda-feira, dia 19, completa 151 anos de emancipação.
O nome da Medalha é uma homenagem ao artista plástico nascido em Araxá, Calmon Barreto de Sá Carvalho, que se destacou por suas obras como desenhista, pintor, escultor e escritor.