Conferências municipais mobilizam jovens de 23 cidades de Minas
Com o apoio da Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (SEEJ), por meio da Subsecretaria da Juventude, 23 municípios mineiros realizam até 1º de setembro conferências de políticas públicas de Juventude. Medeiros e Sacramento, nas regiões do Triângulo e Alto Paranaíba, estão entre essas cidades.
O objetivo do debate é o fortalecimento da relação entre governo e sociedade para assegurar maior efetividade do jovem na formulação, execução e controle das políticas, de forma a garantir o exercício da democracia por meio do diálogo.
Segundo o subsecretário da Juventude, Gabriel Azevedo, para participar dos encontros, a população é convocada pelo poder público municipal. Caso o executivo não se manifeste, a sociedade civil pode se articular e promover sua própria conferência. “A expectativa é que sejam promovidas 200 reuniões até 30 de setembro, prazo limite estabelecido em edital”, ressaltou.
Os encontros acontecem em cada município sede, onde são discutidos temas como educação, formação profissional, cultura, segurança, vida saudável, sexualidade, respeito, direitos, diálogo com o governo e os objetivos do milênio, propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Após as reuniões, delegados serão eleitos e um texto final será redigido com as propostas, as quais serão levadas e apresentadas na Conferência Estadual da Juventude, que acontecerá de 8 a 10 de novembro em Araxá.
A fase Estadual tem como finalidade estabelecer uma rede de prioridades que norteará as diretrizes das políticas públicas de juventude do Estado de Minas Gerais. Para outras informações, subjuventude@gmail.com e (31) 3915-4733 | 4735 | 4766. Encontros até o dia 1º de setembro:
27/8: Muriaé
28/8: Guaranésia, Angelândia, Medeiros, Santa Rita do Sapucaí e Guidoval
29/8: Monte Carmelo, Sacramento, Santos Dumont e Braúnas
30/8: Açucena, Caratinga, Congonhas, Guaxupé, Pedro Leopoldo, Chapada Gaúcha, São João do Paraíso e Chapada do Norte
31/8: Timóteo, Montes Claros, Ipatinga e Caeté
1º/9: Carmo do Paranaíba
C/ Ascom