Índice ultrapassa 73% e a campanha foi prorrogada até o dia 15; gestantes e crianças são os grupos que menos procuraram os postos.
A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe foi prorrogada até o dia 15 de junho. Os trabalhos de imunização seriam encerrados na sexta-feira, 1° de junho, mas o Ministério da Saúde estendeu o prazo por causa da baixa cobertura e dos efeitos da paralisação dos caminhoneiros no atendimento em saúde.
Em Araxá, a cobertura vacinal subiu para 73,63%. A expectativa da Secretaria de Saúde é de ampliar o atendimento nesses dias. De acordo com a coordenadora da Vigilância em Saúde, Telma Di Mambro, a cidade está com um bom índice de vacinação. “Os números estão melhorando, mas precisamos reforçar com as gestantes e as famílias das crianças que é importante tomar a vacina disponível nas unidades de saúde para evitar a gripe”, ressalta.
Telma informa que a cidade recebeu cerca de 24 mil doses de vacina. De acordo com o último levantamento feito nesta quarta-feira, 30, já foram vacinados 54,25% das crianças de 0 a 5 anos; 59,72% das gestantes, 80,53% de puérperas, 83,26% de idosos, 81,34% dos trabalhadores em saúde; 78,79% dos professores.
A Coordenadora explica que nesta edição o governo determinou que após o dia 18 de junho, se sobrar vacina, os municípios deverão estender o atendimento para crianças de 5 a 9 anos e adultos de 50 a 59 anos. O Ministério da Saúde, divulgou ainda que a escolha foi feita pelo fato de que o grupo de 50 a 59 anos apresenta maior carga de doença, elevado percentual de risco e maior vulnerabilidade para o óbito. Já as crianças de cinco a nove anos de idade apresentam melhor resposta a vacinação, sendo um dos principais transmissores do vírus influenza na comunidade.