Operação Limpeza investiga pagamentos aos parlamentares, feitos pelo então presidente Miguel Junior
Presos no começo da noite de quarta feira (19), os vereadores Eustáquio Pereira e José Domingos Vaz, e o vereador licenciado e atual Secretário de Desenvolvimento Rural da Prefeitura de Araxá, José Maria Lemos Junior (Juninho da Farmácia), devem prestar depoimento, a partir das 9h da manhã dessa sexta feira (21), na Delegacia de Polícia Civil da cidade.
Eles foram presos na Operação Limpeza, coordenada pelo Delegado Regional Cezar Felipe Colombari. A operação foi deflagrada em razão das investigações em curso, presidida pelo Delegado Conrado Costa da Silva, onde se apura a compra de apoio político na Câmara Municipal de Araxá, no Alto Paranaíba, para eleição e reeleição à Presidência da Casa Legislativa.
Os três vereadores inicialmente presos, José Gaspar Ferreira de Castro (Pezão), já liberado, Miguel Alves Ferreira Junior, ex-presidente da Câmara, ainda preso e Amilton Marcos Moreira (Sargento Amilton), aquartelado no 37º Batalhão da PM, todos com suspeitas de envolvimento no desvio da Santa Casa de Misericórdia de Araxá, também são suspeitos da compra e venda de apoio político. Eles, juntamente com os novos detidos, são acusados de prática de corrupção passiva.
Miguel Junior, segundo a Polícia Civil, é o chefe da organização criminosa, sendo o responsável pelo pagamento das propinas. Todos os vereadores presos tiveram o afastamento de suas funções decretado pelo Poder Judiciário, por representação da Polícia Civil (PC) e Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).
Segundo a nota oficial da PC, o que se apurou até agora, é que os parlamentares presos e afastados das funções, recebiam uma mesada, como forma de manter o apoio político ao então Presidente da Casa, Miguel Júnior. As investigações prosseguem.
Suplentes na Câmara
Novas mudanças ocorrem na Câmara Municipal com essa nova situação. Na terça feira (18), foram empossados Valéria Sena, Jairinho Borges e João Bosco Borges, nos lugares de Sargento Amilton, Pezão e Miguel.
Agora, assim que a Câmara for notificada, os suplentes de Eustáquio e José Domingos têm que ser convocados. Juninho, como já estava licenciado, o seu suplente, Mateus Vaz, já está no cargo desde o ano passado.
Miguel pode sair da prisão nessa quinta, Amilton tem nova temporária decretada
Miguel Junior pode deixar hoje (20) o Presídio de Araxá, quando vence o prazo da prisão temporária expedida, após colaborar com as investigações. Sargento Amilton teve a prisão temporária de mais cinco dias decretada, agora, com a acusação de participar no esquema de compra de votos na Casa da Cidadania. Ele segue no Batalhão Araxá.
C/ Ascom Polícia Civil de Araxá