Até no ano passado, produtores tinham que arcam com frete, mas nesse ano, tudo está diferente
Micro e pequenos produtores rurais de 14 associações de Sacramento, no Triângulo Mineiro, cadastradas no Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural a partir de setembro, começaram a receber suas quotas de calcário.
Este ano, por determinação do prefeito municipal Bruno Cordeiro, não haverá qualquer custo ao homem do campo. Até o ano passado o segmento arcava com o frete. Para atender ao programa, a Prefeitura adquiriu através de licitação 3,9 mil toneladas do insumo que será fornecido pela vencedora do certame, a empresa Brisolo, com sede na cidade mineira de Pains. O investimento é da ordem de R$ 350 mil.
Segundo o secretário municipal de Agricultura, Ricardo Brishi, o produto a ser repassado sem custos aos produtores será entregue diretamente nas propriedades. Conforme o contrato, a Brisolo fará o descarregamento em ponto fixo nas comunidades e a Prefeitura, com seus trabalhadores e frota própria, vai separar as quotas e levar às fazendas.
A distribuição começa pela comunidade de Santa Bárbara, que será beneficiada com 140 toneladas. A previsão é de que a entrega em todas as comunidades esteja concluída na primeira quinzena de novembro.
Sobre os critérios relativos à quantidade de insumo por propriedade, o secretário explica que os produtores coletaram e apresentaram amostras dos solos à Secretaria que as encaminhou para análise da Epamig. A partir dos laudos emitidos, técnicos da Secretaria Municipal realizaram os cálculos das necessidades específicas de cada propriedade.
Ricardo Brishi ressalta, ainda, que o calcário chega a tempo do preparo da terra pra o plantio. Trata-se, observa, de um insumo importante na correção do solo, o que influência na produção e na produtividade.
“O programa que este ano veio com nova roupagem, já que acontece a custo zero ao produtor, tem amplo apelo social, uma vez que influencia consideravelmente em mais alimentos produzidos no município, mais empregos e geração de renda, redução do êxodo rural, e, com tudo isto, impacta sobremaneira na economia local”, afirma o prefeito Bruno Cordeiro, destacando ser este mais um compromisso assumido pelo seu Governo e honrado com a cidade, com o homem do campo.
C/ Ascom