Segurança reforçada vai fiscalizar esses e outros objetos que podem causar ferimentos em caso de atritos
Quem for curtir os Desfiles das Escolas de Samba ou os shows realizados no palco da Avenida Getúlio Vargas, no Centro de Araxá, no Alto Paranaíba, precisa ficar atento com algumas dicas sobre o que levar e o que deixar em casa antes de sair para a Passarela do Samba.
Equipes da Polícia Militar, Polícia Civil, Secretária de Segurança Urbana e Cidadania, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Saúde e Seguranças Particulares, vão monitorar todas as áreas onde a festa vai ser realizada, bem como todas as pessoas que vão entrar para a folia.
Revistas com detector de metais serão feitas para garantir a segurança de todos, já que a festa é familiar e destinadas a todas as idades. As mulheres, é aconselhável que não carreguem objetos grandes, não ostentem jóias e adereços de valor, cuidado com aparelhos celulares e bolsas. É melhor sair sem elas e evitar andar com altas quantias em dinheiro nos bolsos.
Na Praça de Alimentação da avenida, todas as bebidas serão servidas em copos descartáveis ou latas de alumínio, sendo proibida a entrada de garrafas de vidro. Outra proibição é que as pessoas entrem portando o famoso “pau de selfie”, evitando qualquer problema caso haja algum atrito.
Alertas da Cemig
Segundo a Secretária de Turismo e Eventos, Regia Côrtes, em contato com a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), ela empresa a alertou e pediu que sejam repassadas informações aos foliões a respeito do cuidado com a rede nos dias de folia. Confira as dicas da Cemig.
- Quanto rede de média tensão (13,8 kV) existente no local é do tipo condutores de alumínio nú e ou protegida, ou seja, os cabos não possuem isolamentos. Durante a movimentação destas estruturas deve-se observar uma distância mínima de 2,50 metros em relação a esta rede;
- O respeito a essas distâncias mínimas de segurança é fator fundamental para garantir a segurança do evento, no que tange ao risco elétrico.
- Deverá ser resguardada a distância também quanto à instalação de tendas, barracas, palcos ou semelhantes, para que não fiquem sob a rede de distribuição de energia elétrica.
- “Os palanques e tendas devem ter sua altura calculada para não se aproximar da rede elétrica, mantendo um distância mínima de 1,5 mts. A montagem e a desmontagem dessas estruturas devem ser feitas com cuidado para que nenhum material se aproxime dos fios da rede durante a movimentação”,
- Trios elétricos – Veículos de som e trios elétricos requerem uma verificação prévia do trajeto, para evitar a aproximação de suas partes ou de seus ocupantes dos fios e equipamentos da rede elétrica, respeitando-se a distância mínima de 1,5 metro. Ainda com relação aos trios elétricos, os cuidados devem ser redobrados, uma vez que podem ocorrer acidentes com hastes de bandeiras na rede;
- A comercialização das serpentinas metálicas está proibida desde 2012, pela Lei estadual 20.374. Em caso de descumprimento, o infrator ficará sujeito às penalidades previstas no Código de Defesa do Consumidor. A Cemig chama a atenção da população sobre os perigos da utilização de serpentina metálica e os riscos de acidente com a rede elétrica. “As serpentinas têm partículas metalizadas e, quando concentradas, elas podem causar curto-circuito nas redes de alta-tensão e provocar acidentes. Por precaução, as pessoas não devem atirar nenhum objeto em direção à rede elétrica”;
- Jamais se aproxime da rede elétrica ou use objetos e materiais para se aproximar dela;
- É proibida a montagem e fixação de objetos e materiais no poste da rede elétrica;
- É perigoso soltar fogos sob a rede elétrica;
- Garanta a fixação bem feita das coberturas para evitar desprendimento e projeção na rede elétrica;
- Instalação elétrica e de som deve ser bem feita. Procure um profissional especialista;
- Verifique o dimensionamento adequado dos circuitos elétricos;
- Observe os cuidados corretos com a rede elétrica;
- Tenha cuidado com a movimentação dos veículos sob a rede elétrica;
- Cuidado com a movimentação dos artistas na carroceria do veículo sob a rede elétrica;
- Em caso de colisão de veículos com postes da Cemig (abalroamento), evite sair do veículo, pois a pessoa poderá tomar um choque se houver algum cabo partido em contato com o veículo. Se precisar sair do veículo em função de um incêndio, abrir a porta e pular com os pés juntos, o mais longe possível, sem tocar a lataria do carro. Não tentar socorrer as vítimas se houver fio partido. Nesse caso, acionar imediatamente a Cemig através do telefone 116 e o Corpo de Bombeiros através do telefone 193.
Minas Folia – O Carnaval do Interior