Em todo o país, 12.976 candidatos se inscreveram e serão selecionados mil professores para apresentar propostas de iniciativas extraclasse
Realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), o programa Obmep na Escola recebeu 12.976 inscrições de candidatos de todo o país. Deste total, 1.726 candidatos são mineiros. Puderam se inscrever para participar da iniciativa quem já é formado ou estuda o curso superior de Matemática, Física, Engenharia ou Informática.
O Obmep na Escola consiste no estímulo ao uso dos materiais da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) em atividades extraclasse por professores que atuarão como preparadores.
Ao todo, serão selecionados mil professores das redes estadual e municipal, que terão que submeter um projeto no prazo estipulado que deverá apresentar propostas de atividades extraclasse com os alunos das escolas públicas onde lecionam ou vizinhas.
A partir de março de 2015, os preparadores do Programa da iniciativa receberão por um ano uma bolsa da CAPES no valor mensal de R$ 765,00 (setecentos e sessenta e cinco reais) para realizarem suas atividades.
A prova de seleção será realizada no dia 13 de setembro (mesma data da prova da 2ª fase da Obmep 2014). Os educadores farão uma prova discursiva, que consistirá em seis problemas. O teste terá duração de três horas e irá aferir se o professor tem o domínio matemático necessário para atuar como preparador no programa Obmep na Escola. O resultado será divulgado no dia 1º de dezembro, mesmo dia em que também serão anunciados os premiados da 10ª edição da Obmep.
Minas na frente
Em 2013, os estudantes mineiros conquistaram pela sétima vez consecutiva o topo do ranking da Obmep, tanto em número total de medalhas, quanto em número de medalhas de ouro. De acordo com o site da Obmep, foram 148 ouros conquistados, 253 pratas e 1.199 bronzes. Um total de 1600 medalhas, além de 9.146 menções honrosas.
C/ Ascom