Minas Comunica beneficia cerca de 34 mil pessoas na região em sua segunda etapa
Lançado pelo governador Antonio Anastasia, o Programa de Universalização do Acesso aos Serviços de Telecomunicações do Estado de Minas Gerais (Minas Comunica II) vai atender 1,17 milhão de pessoas em todo o Estado, sendo 34.833 apenas no Alto Paranaíba.
Serão 26 distritos beneficiados pela segunda etapa do Minas Comunica II na região. “Sem dúvida nenhuma Patrocínio vai dar mais um passo no sentido de resolver o problema da população”, disse Lucas Campos Siqueira, prefeito da cidade.
Além da cobertura celular, o Minas Comunica vai levar o serviço de comunicação de dados a 692 distritos de 359 municípios mineiros, com investimentos de até R$ 140 milhões. Serão beneficiados 52 municípios do Alto Paranaíba (Clique aqui pra ver a lista).
De acordo com o prefeito de Patrocínio, uma das cidades beneficiadas, através do governo do estado ele conseguiu mais um ganho para a cidade. “Levando o sinal de celular a eles, de uma maneira mais eficiente e boa que possa trazer acima de tudo conforto das famílias” ressalta. A meta é que, até o final deste ano, a telefonia chegue a 50% dos contemplados. O projeto deve ser concluído até fevereiro de 2016.
Implantação
O edital será publicado amanhã (14/1) no Portal de Compras do Estado (www.compras.mg.gov.br) e a licitação será em lote único, sendo permitida, entretanto, a participação de consórcio de operadoras. A proposta vencedora será aquela que, atendendo plenamente às condições do edital, demandar menor quantidade de recursos para o projeto e, consequentemente, menor participação financeira do Estado.
A empresa de telefonia celular ou consórcio selecionado receberá incentivos fiscais para implantar o serviço em distritos dos municípios mineiros ainda não atendidos e previstos no edital. A abertura das propostas será realizada no dia 10 de fevereiro próximo, na Cidade Administrativa. A assinatura do termo de compromisso deverá ocorrer ainda em fevereiro.
Minas Comunica I
A primeira etapa do programa foi lançada em abril de 2007 e beneficiou diretamente cerca de 2,5 milhões de pessoas em 412 sedes de municípios, que, naquele ano, não contavam com o serviço de telefonia celular e transmissão de dados. Em agosto de 2008, o programa já tinha cumprido sua meta e levado o sinal de telefonia celular para 100% das cidades mineiras.
C/ Ascom