Paralização, que completaria três meses, já afeta o orçamento do município devido ao não recebimento do CFEM
A Prefeita de Tapira, Liliane Machado Costa Venâncio e a chefe de gabinete Ariane Guimarães Mendonça, participaram de uma reunião com representantes da empresa Mosaic Fertilizantes, para tratar do retorno parcial das atividades da mineradora.
A empresa informou que retomou 60% da capacidade de suas operações no Complexo de Mineração de Tapira. Em contrapartida, a paralisação que completava três meses, começa a ser sentida este mês no orçamento público e só termina em outubro.
Assim, a Prefeitura só retornará a receber a Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais, CFEM, 90 dias após a retomada da empresa. Sendo que, o repasse será parcial até que a empresa retorne suas atividades por completo.
“Foi com muita alegria que recebi essa notícia. Todos sabem da importância da Mosaic no contexto da economia do município e a sua retomada é um alento. Entretanto, vale ressaltar que a volta da operação da mina ainda acontece longe de sua capacidade máxima e que os impostos só chegarão aos cofres públicos em cerca de 90 dias e em cerca de 60% do que era antes. Ainda será preciso muita austeridade fiscal para vencer esse desafio”, esclarece a Prefeita.