Foram entregue na cidade 49 doses do imunizante, que vão ser aplicadas em profissionais da saúde e idosos institucionalizados
Por Lucas Flausino/Rádio Expresso
A Secretaria de Saúde de Campos Altos também começou a aplicar as doses da Coronavac, que chegaram para os serviços de imunização no Município.
O primeiro cidadão a ser vacinado foi o motorista da área da saúde, João Pessoa dos Santos, 57 anos. A vacinação começou na manhã dessa quinta-feira (21) no Posto do Programa Saúde da Família (PSF) 2 Antônio Barbosa Leão.
“É um sentimento de muita emoção receber essas doses diante de tantos momentos tristes que vivemos nesses últimos meses. Ao receber a vacina, pra iniciar a imunização, é uma ponta de esperança. O objetivo da OMS, do Ministério da Saúde, da Secretaria de Estado, é vacinar o máximo de pessoas possíveis para que a gente possa ir criando o impacto nessa pandemia, pra evitar a disseminação, evitar casos graves e até mesmo, evitar óbitos. É tudo muito novo. Agora, creio que avançou muito e é de extrema importância”, disse o Secretário de Saúde de Campos Altos, Elias Rodrigues, em entrevista a Rádio Expresso FM.
Chegada das doses
As primeiras doses da Coronavac ao munícipio de Campos Altos chegaram na tarde de quarta-feira (20). A vacina chegou escoltada pela Polícia Militar (PM) ao PSF.
Nesta primeira etapa serão vacinados profissionais de saúde que prestam atendimento aos idosos de instituições de longa permanência (Vila Vicentina) e também profissionais da saúde que estão na linha de frente contra a pandemia em hospitais e demais áreas da saúde pública na cidade.
O município recebeu nesta primeira etapa 49 doses da vacina e a Prefeitura de Campos Altos já tem a conformação de recebimento, em breve, de mais doses que vão ser aplicadas nessas mesmas pessoas, já que a vacina precisa ser dada em duas doses, para ser eficaz no organismo da pessoa vacinada.
A confirmação das novas foi dada através das páginas da Prefeitura Municipal. Segundo a informação publicada, as doses serão enviadas em um “momento oportuno”. “Já está confirmada a segunda dose para essas 49 pessoas que estão sendo imunizadas. Agora, atingir um número maior de pessoas com a aplicação de mais vacinas, (será) ao longo dos próximos 12 meses, a medida que forem chegando as doses nos estados e municípios”, finaliza Elias.