18.966 eleitores com dificuldades especiais estão em Minas Gerais
Eleitores idosos, deficientes ou com dificuldades de se locomover que desejam votar em seções eleitorais de fácil acesso, nas eleições 2014, devem solicitar transferência no seu cartório eleitoral até o dia 7 de maio. Atualmente, Minas Gerais possui 2.147 seções acessíveis, sem escadas ou barreiras, para receber os votantes.
De acordo com levantamento feito pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a partir dos dados do cadastro eleitoral, 378.806 eleitores brasileiros são portadores de necessidades especiais. Deste número, 18.966 eleitores estão em Minas Gerais. Sem que os eleitores procurem a Justiça Eleitoral, não há como identificá-los e transferir sua inscrição para uma seção de fácil acesso.
Já há alguns anos, a Justiça Eleitoral mineira desenvolve ações para facilitar e assegurar o exercício do voto aos deficientes e às pessoas com mobilidade reduzida. Em 2012, foi instituído na Justiça Eleitoral o Programa de Acessibilidade (Resolução nº. 23.381), oficializando os objetivos da instituição relativos ao tema, e gradualmente, o TRE de Minas tem seguido as orientações do Programa.
Um projeto piloto, que servirá de modelo para os demais municípios do Estado, está sendo desenvolvido em Contagem (Região Metropolitana de BH), onde, após vistoria feita pelos cartórios eleitorais em todos os locais de votação do município, o número de seções de fácil acesso foi ampliado de 38 para 71. Além disso, foi feita uma parceria com a Prefeitura do Município para adaptação das escolas em que há votação para torná-las acessíveis.
Campanha
Está em andamento a campanha “Facilite seu voto”, contando com a distribuição de mensagens, cartazes e panfletos para entidades e órgãos públicos ligados às pessoas com deficiência e idosos. O objetivo da campanha é informar que, quem quiser, pode votar em uma das mais de 2000 seções de fácil acesso criadas pela Justiça Eleitoral em todo o Estado.
Localize aqui as seções de fácil acesso.
Confira os locais de atendimento da Justiça Eleitoral.
C/ Ascom