Mostra fotográfica, palestras e oficinas acontecem em Araxá até 10 de dezembro 2023, gratuitamente
Araxá recebe a mostra Foto em Pauta – Cosmopolíticas, com obras de renomados artistas brasileiros que usam a fotografia como meio de expressão. A exposição foi adaptada para ocupar o Museu Histórico de Araxá – Dona Beja, onde estará em cartaz até o dia 10 de dezembro deste ano. O lançamento em Araxá acontece no dia 10 de novembro, a partir das 19 horas, na Praça Coronel Adolfo, 98, e será aberto ao público.
Assinada pelos curadores Pedro David e João Castilho, a exposição é um recorte da 11ª edição do Festival de Fotografia de Tiradentes, que tem percorrido o Brasil, tendo passado por Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Fortaleza.
Além da exposição Cosmopolíticas, na entrada do Museu Dona Beja já é possível observar a obra Caixas de Ver – Araxá, do artista Dirceu Maués. A exposição interativa faz parte de uma série de trabalhos de intervenções com câmeras obscuras realizadas pelo artista em espaços arquitetônicos. Nela, Maués propõe um diálogo entre a paisagem urbana local com o espaço. Instalada em lugares de passagem, Maués aproveita as áreas interna e externa do Museu para apresentar recortes específicos de Araxá. Neste contexto é que o artista busca ocupar o limiar entre espaços de sombra e de luz.
A exposição Caixas de Ver Araxá é o portal para uma imersão à mostra Foto em Pauta – Cosmopolíticas, que estabelece um diálogo profundo das obras com a natureza. Ela destaca a conexão íntima entre os artistas e os elementos que capturam, assim como, entre os retratados e seus contextos naturais.
De acordo com o diretor artístico do Festival de Tiradentes, Eugénio Sávio, o evento gratuito e aberto ao público é um convite aos araxaenses para conhecerem obras que estabelecem um diálogo profundo com a natureza e provocam reflexão sobre como se vive nos tempos atuais. “Em Cosmopolíticas, as fotografias seguem o texto da filósofa e historiadora belga Isabelle Stengers, no qual sua contemplação faz o público pensar sobre as relações”, explica.
As obras que vão estar na seleção da Foto em Pauta – Cosmopolíticas, em Araxá, são dos artistas Bárbara Lissa e Maria Vaz (Duo Paisagens Móveis), Breno Rotatori, Denilson Baniwa, Eustáquio Neves, Luisa Dörr, Paulo Nazareth e Tuane Eggers.
A programação do Foto em Pauta em Araxá também contempla palestras e oficinas. Dirceu Maués e Valdemir Cunha irão ministrar, respectivamente, “Iniciação à Fotografia com Câmeras Obscuras” e “Construção de Narrativas Visuais”.
Acessível a cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida, as atividades também contam com interpretação em libras. Para as exposições, visitas guiadas especiais com audiodescrição podem ser agendadas e há programação especial entre os dias 18 e 25 de novembro, entre 9h e 11h, para grupos de surdos. A exposição é apresentada pela CBMM, Itaú e Cemig, via Lei Federal de Incentivo à Cultura e Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Estado de Minas Gerais, com o apoio da Prefeitura de Araxá e da Fundação Cultural Calmon Barreto.
Serviço
Mostra Foto em Pauta – Cosmopolíticas
Entrada gratuita
Local: Museu Dona Beja
Endereço: Praça Coronel Adolpho, 98, Araxá-MG
Data: 10 de novembro a 10 de dezembro
Horários: segunda a sexta-feira, das 12h às 18h; sábados, das 9h às 15h; e domingos e feriados, das 8h às 12h.
Oficinas e palestras:
Dirceu Maués – Iniciação à Fotografia com Câmeras Obscuras
OFICINA: dia 10/11, de 14h às 18h.
Centro de Referência da Cultura Negra
Rua da Banheira, 173 – Santa Rita
PALESTRA: 11/11, às 15h.
Museu Dona Beja
Valdemir Cunha – Construção de Narrativas Visuais
OFICINA: dias 8, 9 e 10/12
Centro de Referência da Cultura Negra
Rua da Banheira, 173 – Santa Rita
PALESTRA: dia 08/12, às 18h.
Sobre o Festival de Fotografia de Tiradentes
O Festival de Fotografia de Tiradentes chegou em sua 12ª edição em 2023. A cada edição, o festival transforma a cidade mineira em um palco de diversas exposições, debates, projeções de fotografias, lançamentos de livros e atividades educativas voltadas para a comunidade. O evento proporciona ao público ricas experiências e trocas com profissionais de renome nacional e internacional, cuja produção artística é representativa no cenário da fotografia brasileira. E, ao longo do ano, mostras e outras atividades do Festival circulam por diversas cidades do Brasil.