A iniciativa aborda a formação de Minas Gerais e de Patos de Minas; projeto foi apresentado pela equipe técnica da Dimep e aprovado pelo Condepahc
Com o objetivo de fomentar a educação para o patrimônio buscando a valorização da história de Patos de Minas, a Diretoria de Patrimônio Histórico e Cultural (Dimep) produziu telas que constroem um panorama com fatos marcantes do percurso histórico do município.
Ao todo foram criadas 20 telas abordando temas, como: miscigenação, as primeiras ruas da cidade, mulheres influentes, escolas do município, Festa Nacional do Milho, bens tombados e registrados.
Além da produção do material, a Dimep recebeu a doação de dezenas de painéis e suportes expositores e adquiriu veículo para transportar os materiais e equipamentos, possibilitando que a exposição seja levada a diferentes espaços públicos do município.
O diretor da Dimep, Geenes Alves, explicou que a produção das telas foi pensada numa linguagem mais dinâmica e interativa, à semelhança das histórias em quadrinhos.
“Nosso objetivo é apresentar a história de Patos de maneira diferente, visando despertar a atenção e a curiosidade das pessoas pela trajetória do município. O dinamismo e a interatividade das telas são recursos voltados, principalmente, para atrair o interesse do público mais jovem”, informou Geenes.
O diretor da Dimep ainda acrescentou: “As telas proporcionam uma visão geral da história de Patos de Minas, permitindo compreender a formação da identidade do povo patense que resulta do movimento da economia do Brasil colonial e da busca pelo ouro. A localização geográfica do município, situado no meio da Picada de Goiás, é fundamental nesse ‘caminho do ouro’ e elementar para o nascimento da cidade”.
A ideia é que a exposição em telas acrescida de acervo do museu visite instituições educacionais, culturais bem como órgãos públicos e privados do município a partir de 2021, levando informação e conhecimento sobre a cultura e a história de Patos de Minas e sua gente.