Minas no Foco

Mutirões de limpeza são realizados em combate ao Aedes em Patos de Minas

O mutirão é apenas uma das ações desenvolvidas pelo Programa com a finalidade de combater a proliferação do Aedes aegypti

Da Redação

Com a responsabilidade de combater o Aedes aegypti, o Programa Municipal de Combate à Dengue (PMCD) vem realizando várias ações na busca de reduzir os casos de Dengue, Chikungunya, Zika vírus e Febre Amarela. Um dos procedimentos adotados como meio mais concreto é o mutirão de limpeza, em que se é recolhido todo tipo de material inservível, dando a devida destinação.

Nesta semana, os agentes já percorreram os bairros Cerrado, Jardim Esperança e Caramuru, recolhendo lixo doméstico, garrafas, sacolas plásticas, latas, lonas e sacos de cimento em terrenos baldios e objetos cumulativos de água em residências, comércios, lotes vagos e demais imóveis. No bairro Cerrado, os agentes ainda realizaram um trabalho educativo com os trabalhadores da construção civil, em que foi colocado como cada um pode contribuir nesta luta.

Segundo a coordenadora do PMCD, Sueli de Sousa, “durante os mutirões, nós encontramos uma grande quantidade de material e lixo descartados de forma incorreta, principalmente em lotes vazios, que resulta em locais favoráveis para a proliferação do mosquito”. A coordenadora salientou a importância de toda população nesta batalha. “É fundamental que todos colaborem, acondicionando seu lixo em sacos plásticos e colocando-o na rua, próximo ao horário de coleta. A cooperação de toda comunidade é primordial nesse trabalho de combate“, enfatizou Sueli.

2º LIRAa

Começou a ser realizado, hoje, o 2º Levantamento Rápido de Índice de Infestação por Aedes aegypti. O Programa Municipal de Combate à Dengue (PMCD) pretende visitar domicílios e locais de Patos de Minas até o dia 09 de março.

A realização desse trabalho é fundamental, pois os Agentes de Combate às Endemias visitam os imóveis e, caso sejam encontrados recipientes com foco, eles coletam larvas e pupas, que são encaminhadas para o laboratório da Secretaria Estadual de Saúde. No laboratório, esse material é analisado e, após a análise, é feito um levantamento do número de amostras positivas para Aedes aegypti. O resultado do 2º LIRAa deverá sair na semana que vem.

Compartilhe esta notícia:

Related Posts