Equipes do PMCD realizaram ações para retirar de terrenos baldios materiais descartados de maneira inadequada
O trabalho preventivo pode ser uma das ferramentas mais eficazes no combate a doenças endêmicas como a dengue. Nesse sentido, a Prefeitura de Patos de Minas, por meio do Programa Municipal de Combate à Dengue (PMCD), tem realizado inúmeras ações para conscientizar a população acerca da necessidade de todos assumirem seu papel no combate a essa doença.
Dentre as ações realizadas, os mutirões de recolhimento de materiais inservíveis configuram como um trabalho efetivo na tentativa de eliminar focos da dengue no município. Durante o mês de agosto, os agentes de combate a endemias realizaram diversos mutirões em bairros da cidade.
Os agentes realizaram mutirões nos bairros Laranjeiras, Cerrado, Padre Eustáquio, Cidade Nova, Cristo Redentor, Vila Rosa, Nova Floresta, Novo Horizonte, Afonso Queiroz, Morada da Serra, Colina, Jardim Esperança e Residencial Monjolo.
Os agentes visitaram terrenos baldios dos bairros e alguns quintais de residências e recolheram uma quantidade considerável de lixo doméstico, lonas plásticas, latinhas, vasilhas plásticas, sacolinhas, garrafas pet e vários outros materiais que têm o potencial de se tornarem criadouros do mosquito Aedes Aegypti.
Além das ações de recolhimento, a população foi também orientada a respeito da importância do descarte adequado do lixo. É preciso lembrar ainda que, mesmo no período seco, é necessário ter os devidos cuidados, pois qualquer recipiente que pode acumular água é um possível criadouro do Aedes aegypti, vetor de tantas doenças que causam inúmeros transtornos, levando, inclusive, à morte. O combate à dengue é dever de todos e, adotando atitudes conscientes, há a formação de uma corrente forte capaz de acabar com esse problema.