Vereadores são suplentes dos parlamentares afastados, José Domingos Vaz e Eustáquio Pereira
Foram empossados na tarde de segunda feira (31), em sessão solene da Câmara Municipal de Araxá, no Alto Paranaíba, os vereadores suplentes Adolfo Mauricio da Silva (Adolfo Segurança) e Credinéia Maria dos Santos (Néia da Uninorte).
Eles ocupam os cargos dos parlamentares afastados pela Polícia Civil e Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Eustáquio Pereira e José Domingos Vaz, acusados da venda de apoio político na Casa Legislativa, para o ex-presidente Miguel Junior.
Adolfo é suplente pelo PT do B, mas, desfiliou-se há algum tempo e essa questão tem gerado polêmica, afinal, estando sem partido, ele pode sair do cargo em pouco tempo. Mas essa situação está sendo resolvida, afirma o vereador empossado.
“Hoje estou aqui fazendo o que determina a lei. Realmente houve a desfiliação por iniciativa minha, mas está sendo programada uma conversa, com o diretório do partido, para a gente vez o que é melhor para ambas as partes e eu poder voltar ao partido. Se o diretório entender que não, estou tranquilo, porque meus planos são para o ano que vem, trabalhando. Isso para mim, é uma surpresa. O que aconteceu na cidade é lamentável, ma estou aqui fazendo o que manda a lei, para o que der e vier”, diz.
Como Adolfo foi o 2º suplente diplomado pela Justiça Eleitoral, cabe a Câmara dar posse a ele. Caso ele não acerte com o partido, cabe a coligação, ou ao 3º suplente diplomado, Miguel Enfermeiro, requerer o cargo junto à justiça. Essa decisão não cabe a Câmara.
“A Câmara, nessa circunstância, tem por obrigação empossar o suplente devidamente diplomado pela Justiça Eleitoral e nesse caso ele foi o 2º diplomado na coligação e por direito tem para tomar posse na Câmara. Caso ele tenha efetivado sua saída do partido, cabe ao partido ou o 3º suplente ingressar com pedido via justiça eleitoral e não câmara municipal para rever toda essa situação”, explica Fabiano Santos Cunha, presidente em exercício.
Neia, suplente pelo PDT, foi vereadora por um ano e nove meses, na gestão do ex-prefeito Jeová Moreira da Costa, enquanto José Domingos Vaz ocupava o cargo de Secretário de Desenvolvimento Humano. Com seu retorno a Câmara, Neia ficou fora do legislativo por quase um ano. Nesse tempo, assumiu cargo no governo Aracely de Paula, na Secretaria de Ação e Promoção Social, antiga Desenvolvimento Humano.
Empossada, ela diz estar pronta para trabalhar. “Estou de volta à Casa da Cidadania, cumprimento meu papel de suplente. Não sei por quanto tempo, mas estou aqui para exercer meu papel a frente dos meus eleitores e de toda a população araxaense. Quero cumprir com os projetos em prol do povo, com dignidade. A gente sente falta do trabalho na Câmara”, finaliza. Nessa terça, às 14h, acontece a Reunião Ordinária, com transmissão ao vivo pelo Portal Minas no Foco.