Minas no Foco

Néia da Uninorte e Adolfo Segurança tomam posse na Câmara de Araxá

Vereadores são suplentes dos parlamentares afastados, José Domingos Vaz e Eustáquio Pereira

Por Caio Ranieri

Foram empossados na tarde de segunda feira (31), em sessão solene da Câmara Municipal de Araxá, no Alto Paranaíba, os vereadores suplentes Adolfo Mauricio da Silva (Adolfo Segurança) e Credinéia Maria dos Santos (Néia da Uninorte).

Eles ocupam os cargos dos parlamentares afastados pela Polícia Civil e Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Eustáquio Pereira e José Domingos Vaz, acusados da venda de apoio político na Casa Legislativa, para o ex-presidente Miguel Junior.

Adolfo é suplente pelo PT do B, mas, desfiliou-se há algum tempo e essa questão tem gerado polêmica, afinal, estando sem partido, ele pode sair do cargo em pouco tempo. Mas essa situação está sendo resolvida, afirma o vereador empossado.

“Hoje estou aqui fazendo o que determina a lei. Realmente houve a desfiliação por iniciativa minha, mas está sendo programada uma conversa, com o diretório do partido, para a gente vez o que é melhor para ambas as partes e eu poder voltar ao partido. Se o diretório entender que não, estou tranquilo, porque meus planos são para o ano que vem, trabalhando. Isso para mim, é uma surpresa. O que aconteceu na cidade é lamentável, ma estou aqui fazendo o que manda a lei, para o que der e vier”, diz.

Como Adolfo foi o 2º suplente diplomado pela Justiça Eleitoral, cabe a Câmara dar posse a ele. Caso ele não acerte com o partido, cabe a coligação, ou ao 3º suplente diplomado, Miguel Enfermeiro, requerer o cargo junto à justiça. Essa decisão não cabe a Câmara.

“A Câmara, nessa circunstância, tem por obrigação empossar o suplente devidamente diplomado pela Justiça Eleitoral e nesse caso ele foi o 2º diplomado na coligação e por direito tem para tomar posse na Câmara. Caso ele tenha efetivado sua saída do partido, cabe ao partido ou o 3º suplente ingressar com pedido via justiça eleitoral e não câmara municipal para rever toda essa situação”, explica Fabiano Santos Cunha, presidente em exercício.

Neia, suplente pelo PDT, foi vereadora por um ano e nove meses, na gestão do ex-prefeito Jeová Moreira da Costa, enquanto José Domingos Vaz ocupava o cargo de Secretário de Desenvolvimento Humano. Com seu retorno a Câmara, Neia ficou fora do legislativo por quase um ano. Nesse tempo, assumiu cargo no governo Aracely de Paula, na Secretaria de Ação e Promoção Social, antiga Desenvolvimento Humano.

Empossada, ela diz estar pronta para trabalhar. “Estou de volta à Casa da Cidadania, cumprimento meu papel de suplente. Não sei por quanto tempo, mas estou aqui para exercer meu papel a frente dos meus eleitores e de toda a população araxaense. Quero cumprir com os projetos em prol do povo, com dignidade. A gente sente falta do trabalho na Câmara”, finaliza. Nessa terça, às 14h, acontece a Reunião Ordinária, com transmissão ao vivo pelo Portal Minas no Foco.

Compartilhe esta notícia:

Related Posts