A 24ª edição também contou com a entrega do livro sobre a história do maestro e a doação do acervo musical
Do tango ao chorinho, foram quase duas horas dedicados à boa música. O evento realizado na quinta-feira (18) em Araxá, Alto Paranaíba resumiu a expressão da arte e transportou os amantes da cultura aos velhos tempos.
“Tanto as canções bonitas da cidade, como as clássicas, desamarram as lembranças cor de rosa que a gente tem no peito e vira pura poesia”, disse emocionada a escritora, Vilma Duarte.
A origem do nome “Tocata” vem dos irmãos Porfírio de Azevedo, que se reuniam na hora dos ensaios, intitulada por eles com esta denominação. A Tocata atraía grande número de pessoas para a Avenida Antônio Carlos, que se tornava um interessante ponto de encontro de fãs da Música Popular Brasileira (MPB), entre os anos de 1925 e 1965.
Na cidade, o evento acontece há 24 anos e é um movimento musical iniciado pelas netas de Elias, Mariângela e Beatriz, que relembram e homenageiam o maestro, um músico que contribuiu para a cultura de Araxá.
“O momento é muito importância no tempo atual, onde as pessoas passam umas pelas outra e não tem valor. Nós estamos trazendo esse resgate do seu legado no princípio do século vinte”, contou a neta Cecília Beatriz Porfírio Pereira Rosa.
A presidente da Fundação Cultural Calmon Barreto (FCCB), Débora Arantes Afonso e o diretor da Escola de Música, Willian Bruno receberam o livro “Elias Porfírio de Azevedo e a música em Araxá” resultado de três anos de pesquisas, escrito por pela neta Mariângela de Azevedo Bittar e baseado em sua monografia do curso de extensão, na Universidade da Paraíba.
“É uma emoção muito grande. Porque está obra vai ficar nas universidades e conservatórios já que ele é direcionado para pesquisa. Sem dúvida é um pouco da história dele e nossa imortalizados em cada uma das páginas”, afirma a neta.
Além da doação do seu acervo musical, com cerca de seis mil músicas, que herdou de seu pai Mário e dos tios. O material ficará na Escola Municipal. Para o diretor Willian Bruno esse é um grande presente para toda comunidade. “É um material muito completo e nós estamos muito felizes em receber e, tenho certeza que vamos usar muito de tudo isto”, diz Willian.
A noite ainda foi abrilhantada pelos números de dança, apresentados pelo casal Andrea Viscarra e Arnaldo Galleguillos. A performance encerrou com chave de ouro o show do Grupo Flor de Abacate, de BH. Andrea e Arnaldo dançaram “A media luz” e “Por una cabeza”.