A CBMM informa que após discussões com o sindicato, foi aprovado em assembleia, um pacote de adequações e de reestruturação parcial no seu quadro de funcionários. Esse pacote foi necessário diante das condições sensíveis econômico-políticas que o mercado de nióbio enfrenta.
Quando as vendas dos produtos de nióbio atingiram seu pico e o mercado estava crescendo (2011), a Companhia implementou um plano de adequação de sua capacidade produtiva. Essa adequação envolveu investimentos para a construção de várias fábricas acarretando o aumento do seu quadro de colaboradores. Não obstante a CBMM tenha investido neste plano, as vendas caíram mais de 10% desde esse período.
O setor siderúrgico (principal consumidor dos produtos de nióbio) vive uma de suas maiores crises. Diante desses fatos e da falta de visibilidade da retomada do mercado, a Companhia decidiu implementar uma série de medidas, dentre elas, a reestruturação de seus quadros. O capital humano e as relações familiares são valores de extrema importância para a CBMM, desta forma a Companhia não economizou esforços para que o impacto dessa reestruturação fosse o menor possível. A CBMM tem um histórico de responsabilidade social conhecido e respeitado que continuará sendo um dos pilares estratégicos da Companhia.